Tempo de leitura 5 minutos

As pessoas estão mais preocupadas com o meio ambiente e, por este motivo, buscam empresas com responsabilidade socioambiental.

E, para atender a esta demanda, os gestores devem colocar em prática medidas sustentáveis. Quer saber como você pode fazer isso no seu buffet?

Então, continue lendo este post e confira 4 passos para tornar seu buffet sustentável!

Clientes exigentes

A implantação de práticas de sustentáveis se tornou um requisito no mercado de buffets e casas de festas, já que os clientes estão cada vez mais exigentes e conscientes.

Essa exigência é uma ótima oportunidade para as empresas se destacarem e aprenderem a importância do cuidado com o meio ambiente.

É uma mudança que só traz benefícios. Além de contribuir com o meio ambiente, tais páticas geram economia, já que reduz os custos com água, energia e matéria-prima.

Elas também atraem mais clientes e melhora a saúde e qualidade de vida dos funcionários, resultando em maior produtividade.

Mas afinal, como seu buffet pode ser sustentável? Simples, continue lendo este post e coloque em prática os 4 passos que a Oni traz pra você!

1) Plástico: herói ou vilão?

O uso de itens em plástico, como copos, talheres e pratos, traz praticidade no dia-a-dia e também durante eventos, como festas de aniversários e casamentos. Mas até que ponto isso é benéfico?

Você sabia que aproximadamente 720 milhões de copos plásticos são descartados por dia? E, que cada um deles demora de 250 e 400 anos para se decompor?

Pensando em adotar práticas sustentáveis, uma das atitudes imediatas a serem tomadas é a redução do consumo de plástico no seu buffet. Veja como adotando algumas sugestões da Oni:

  • Substitua o plástico

Um ótima opção para evitar usar plásticos nos eventos que seu buffet realiza é substituir os itens de plásticos, como prato, talhes e copos, por produtos de vidro.

Além de contribuir na redução de resíduos, adotar essa medida vai deixar os seus eventos mais sofisticados. Seus clientes vão amar!

  • Ofereça brindes

A maioria dos eventos realizados por buffets e casas de festas entre os convidados estão crianças pequenas e o uso de copos ou pratos de vidros podem deixar os pais preocupados.

Nestes casos, uma excelente saída é oferecer pratos ou copos em plásticos mais resistentes como brindes ou lembrança do evento. Veja alguns exemplos:

  • Coleta seletiva

Durante os eventos, o ideal é que seu buffet deixe a vista para os convidados lixeiras de coleta seletiva. Junto com elas, você pode ainda colocar alguns informativos sobre a importância da reciclagem e como sua empresa tem contribuído para o meio ambiente.

Ao disponibilizar as lixeiras, você estará incentivando a separação do lixo e possibilitando que esse lixo seja enviado para reciclagem posteriormente.

  • Parcerias com cooperativas

Caso a troca de copos e pratos de plásticos por itens de vidros não seja possível no seu buffet, não desanime. A Oni traz uma super dica!

Seguindo a sugestão anterior, de separar o lixo produzido pelos eventos que seu buffet realiza, você pode fazer parcerias com cooperativa de reciclagem. Assim, além de fazer o descarte correto do plástico estará ajudando as pessoas que dependem do trabalho de reciclagem.

  • Materiais biodegradáveis

Uma ótima alternativa para quem não consegue implantar produtos de vidros no buffet e tem dificuldade em realizar a coleta seletiva, é usar materiais biodegradáveis como copos, por exemplo.

Esses materiais são obtidos por meio de produtos agrícolas como milho, mandioca e depois de usados vão para a compostagem e viram adubo para produção de alimentos.

  • Seja digital

Ao divulgar seu negócio, escolha meios digitais invés de materiais impressos. Para isso, você pode optar pela divulgação em sites e redes sociais.

Se ainda sim, a publicidade impressa for necessária, faça um cálculo do que realmente é necessário imprimir. Além disso, busque usar materiais sustentáveis na impressão.

2) Uso consciente da água

Uma forma de se cuidar do meio ambiente é fazendo bom uso da água. Para isso há algumas alternativas para promover a economia deste recurso tão importante:

  • adote um sistema de captação da água da chuva para higienização das áreas externas do estabelecimento;
  • instale torneiras com acionamento eletrônico ou temporizador por pressão nos banheiros do seu buffet;
  • ao lavar as louças, tire o excesso de sujeira das louças, deixando as de molho.

Lendo as dicas, você pode ter pensado: “é mais sustentável usar produtos descartáveis para economizar água”. Errado! Essa não é uma escolha vantajosa, pois na fabricação desses produtos são emitidos gases poluentes na atmosfera.

3) Limpeza sustentável

Para seu buffet ser sustentável é importante estar atento e evitar toda prática que possa prejudicar o meio ambiente.

Poucos sabem, mas alguns produtos de limpeza trazem dano à natureza e, por este motivo, devem ser evitados.

Para isso, é fundamental que você sempre adquira produtos regularizados pela Anvisa e prefira os biodegradáveis, evitando substâncias nocivas ao meio ambiente.

Ao escolher uma empresa fornecedora de produtos de limpeza, solicite um treinamento para utilização do produto.

Já existem empresas de produtos de higienização que fabricam produtos para limpeza de superfícies e de hortifrútis que não necessitam de enxágue, fazendo com que o estabelecimento economize água e ainda garante a segurança do alimento.

4) Desperdícios de alimentos

Para que seus buffet seja sustentável, o desperdício de alimentos deve ser evitado. Mas afinal como conseguir isso?

Acompanhe cinco dicas exclusivas da Oni:

1) Dê uma espiada no seu lixo

O primeiro passo é identificar os desperdícios do seu buffet. Para isso, dê uma espiada no seu lixo. Além dos recicláveis, você deverá encontrar dois tipos de resíduos:

os produtos que vão para o lixo antes de serem consumidos: alimentos vencidos, cascas de alimentos mal manuseados e alimentos estragados na geladeira.

os que são jogados depois que o cliente vai embora: os restos de comida no prato e as sobras de comida no Buffet do dia.

Grande quantidade de alimentos vencidos, significa que o problema é no controle do seu estoque. Para resolver isso você deve elaborar melhor sua lista de compras.

Já no caso dos alimentos descartados pelos clientes, você precisa analisar seu cardápio e elaborar um menu alinhado ao gosto dos convidados.

2) Planeje o controle do seu estoque

Você pode fazer isso criando uma lista de compras de acordo com as necessidades de cada evento comprar alimentos perecíveis e não perecíveis de forma excessiva.

Além disso, ao ir às compras observe atentamente a data de validade dos produtos, evitando aqueles com a data próxima ao vencimento.

Desta forma seu buffet vai ter um estoque mínimo para atender seus clientes, sem desperdiçar nenhum produto.

E para manter seu estoque organizado você pode usar uma planilha para controlar os produtos existentes no estoque.

3) Armazene seus produtos da forma correta

Mais importante do que ter controle do seu estoque é ter certeza que seus produtos estejam armazenados corretamente.

Por este motivo, ao ir às compras observe na embalagem dos produtos a melhor forma do seu armazenamento, como local e temperatura, pois cada alimento tem sua maneira apropriada de ser armazenado.

Também é importante manter seu estoque e sua geladeira organizados de uma forma que facilite a utilização dos produtos com prazo de validade próximo.

Para isso, você pode usar a técnica PEPS (Primeiro que Entra, Primeiro que Sai) e controlar seu estoque em ordem cronológica, onde a saída dos produtos seja de acordo com a ordem de chegada.

Outra técnica é a PVPS (Primeiro que Vence, Primeiro que Sai). Nesta técnica, os produtos com validade menor devem ser usados primeiro.

4) Elabore o cardápio para agradar o cliente

Um dos principais desperdícios são os restos deixados no prato ou descartados no lixo. Se isso acontece nos eventos que o seu buffet realiza, talvez o motivo seja o seu cardápio.

Para resolver esse problema, você pode registrar os alimentos que são descartados em cada evento e, junto com a pesquisas de satisfação, montar cardápios que agradem sua clientela.

Analisar seu cardápio também pode evitar desperdício na cozinha do seu buffet. Isso porque determinados alimentos, que sobram em uma receita e seriam descartados, talvez possam ser reaproveitados em outra.

5) Oriente sua equipe sobre como evitar o desperdício

Se você perceber que o desperdício de alimentos vem da forma como são armazenados, manuseados ou preparados pela sua equipe, vale a pena investir em treinamentos sobre como aproveitar ao máximo cada produto, como prepará-los adequadamente e como armazená-los.

Você também pode pedir aos seus funcionários que colaborem com ideias que possam ajudar a evitar o desperdício de alimentos no buffet. Além de integrar a equipe, você pode ficar surpreso com as opiniões da sua equipe.

E aí, o que está esperando para colocar as dicas em práticas e tornar seu buffet sustentável? E, se precisar estamos aqui para fazer parte deste sucesso!

Ah, e se você gostou das dicas deste post, deveria dar uma olhada no conteúdo especial que preparamos para te ensinar como gerenciar seu buffet de forma mais eficiente!

E siga também a nossa pagina no Facebook e não perca nenhuma novidade!

Ericka Araújo

About Ericka Araújo

Jornalista apaixonada por séries, filmes, café e uma boa prosa. Quando não está escrevendo, está comendo e, as vezes faz as duas coisas ao mesmo tempo.

Leave a Reply