Saiba a importância da pesquisa de satisfação para um buffet

Compartilhe

Se você chegou até este post é porque está preocupado com o que seus clientes pensam do seu negócio. E quer saber, afinal, qual a importância da pesquisa de satisfação para seu buffet.

Todo bom empreendedor sabe que um cliente satisfeito com o serviço oferecido pelo seu negócio é o melhor vendedor que se pode ter.

Ele promove seu buffet para amigos e familiares, atraindo mais pessoas para sua empresa. Isso sem que você precise colocar a mão no bolso.

Mas para deixar seu público satisfeito, você precisa saber o que eles pensam sobre sua empresa. E o melhor jeito de conseguir isso é fazendo uma boa pesquisa de satisfação.

Afinal, a maneira mais fácil de saber o que seu cliente gosta é perguntando diretamente pra ele. Desta forma, você vai ter a oportunidade de conhecer a opinião dos seus clientes e entender o que eles esperam do seu buffet.

Isso vai te ajudar a identificar os pontos fortes do seu negócio, detectar o que precisa ser aprimorado e vai contribuir na fidelização da sua clientela, já que a pesquisa de satisfação é uma das ferramentas do pós-venda.

Mas afinal, o que é a pesquisa de satisfação?

Você sabe qual cardápio do seu buffet que mais agrada? Ou qual o nível de satisfação dos seus clientes com o atendimento da sua equipe?

É para saber as respostas destas perguntas e, muitas outras, que serve a pesquisa de satisfação.

Com ela você vai conseguir avaliar como foi a experiência dos seus clientes com os seus serviços.

Além disso, vai ter a oportunidade de receber um feedback e usar as informações recebidas dos seus clientes para transformá-las em oportunidades.

Já que a partir do momento em que são esclarecidas as necessidades e os gostos dos convidados, você vai saber quais mudanças precisam ser realizadas e como poderá agradar ainda mais seus clientes.

Agora que você já sabe o objetivo da pesquisa de satisfação e como ela é importante para avaliar os serviços do seu buffet. Vamos para o próximo passo.

Como fazer a pesquisa de satisfação?

Há diversos tipos de pesquisa de satisfação, desde as mais simples até as que vão exigir que você contrate uma consultoria especializada.

Continue lendo este post e saiba mais sobre sobre as duas principais metodologias:

1) NPS (Net Promoter Score)

NPS é a sigla para Net Promoter Score. Essa metodologia de pesquisa possibilita que você tenha um panorama geral dos pontos fortes e fracos do seu negócio, fazendo uma simples pergunta para seus clientes:

“Em uma escala de 0 a 10 quanto você recomendaria meu buffet a um amigo ou familiar?”

Em seguida, você pode fazer outra pergunta, para saber a motivação do seu cliente:

“Em poucas palavras, descreva o que motivou a sua opinião”

Mas afinal, como classificar o resultado da pesquisa usando o NPS? Entenda a seguir:

    • Notas de 9 a 10 – Clientes Promotores: Esses clientes não só são leais à empresa, mas também continuam contratando seus serviços. Além disso, eles também incentivam seus amigos a fazerem o mesmo.
    • Notas de 7 a 8 – Clientes Neutros: São aqueles clientes que estão satisfeitos com seus serviços, porém não são leais  ao seu buffet, o que significa que nada os impede de contratar seu concorrente.
    • Notas de 0 a 6 – Clientes Detratores: São os clientes que criticam a empresa em público e jamais voltariam a fazer negócio com a empresa, exceto em situações extremas.

As notas do NPS, reunidas, servem como um indicador de desempenho da satisfação de seus clientes e convidados. Para saber a nota geral do seu buffet você pode fazer o seguinte cálculo:

NPS = % Clientes Promotores – % Clientes Detratores = %NPS

2) CSAT (Customer Satisfaction Score)

Essa é uma avaliação a curto prazo, que pode ser feita usando uma escala de porcentagem de 0 a 10, com 10 indicando satisfação máxima, ou de 1 a 5, sendo 5 a nota máxima.

Também pode ser realizada usando uma escala de percepção: muito satisfeito, satisfeito e insatisfeito. Para usar essa metodologia você pode fazer uma única pergunta:

“Como você avaliaria a sua satisfação com o serviço oferecido?”

Entendendo o resultado da pesquisa de satisfação

Após seus clientes responderem a pesquisa de satisfação, você pode analisar o resultado e saber como sua clientela avalia o seu buffet.

Lembre-se que ao fazer a pesquisa de satisfação é importante estar aberto para receber críticas ou sugestões. Use-as para aprimorar os seus serviços.

Caso o resultado seja baixo, não se abale!

Em vez disso, procure descobrir os motivos pelos quais os clientes não indicaram a satisfação máxima e busque desenvolver um planejamento para melhorar em seus pontos fracos.

E independente do resultado, não deixe de agradecer ao cliente pela confiança. Um simples gesto faz toda a diferença.

Faça pesquisa de satisfação com os convidados

Uma forma simples e eficaz de fazer a pesquisa de satisfação é deixá-las na mesa dos convidados ou entregá-las no final de cada evento.

Isso porque nem todos os convidados estão cadastrados no seu sistema e ficaria quase impossível fazer a pesquisa de forma eletrônica.

Além disso, algo que pode motivar seus convidados a responderem a pesquisa é oferecer algo em troca, como um brinde ou descontos. Isso pode trazer novos eventos para o seu buffet.

Para te ajudar disponibilizamos de forma gratuita uma pesquisa em pdf para você imprimir e saber a opinião dos seus convidados.

Não perca tempo e faça o download preenchendo o formulário abaixo.

[intracontent title=”Download Gratuito – Pesquisa de satisfação dos convidados do buffet” sub=”Pronto para imprimir” img=”https://oniplataforma.com.br/wp-content/uploads/2019/05/pesquisa-satisfacao-clientes-buffet-intracontent.jpg” formid=”1″]

 

Ferramentas para elaborar sua pesquisa de satisfação

    • Google Drive: O Google tem uma opção de formulário que pode ser customizado e enviado para seus clientes. Nesse caso, você tem a liberdade de formular as perguntas para saber como seu público avalia seu serviço. Saiba mais.
    • Survey Monkey: Este site permite que você crie questionários e os enviem por e-mail. A quantidade de perguntas por questionário e respostas é limitada. Gráficos e tabulação são gerados automaticamente. Confira.
    • Sua Pesquisa: Com esta ferramenta você pode fazer questionários, espalhar a pesquisa e coletar os dados para auxiliar em suas decisões. Saiba mais.
    • Redes sociais: Usar as suas redes sociais para receber feedback também pode ser uma boa opção. O interessante é focar em pessoas ou grupos que já tenham tido contato com o seu negócio ou que buscam por serviços que seu buffet oferece. Você pode usar uma das seguintes redes sociais: Facebook, Whatsapp, YoutubeInstagram ou Twitter.

Agora que você sabe a importância da pesquisa de satisfação para um buffet e quais são as principais metodologias, o próximo passo é agir.

E, depois de fazer suas pesquisas de satisfação, seguindo as nossas dicas, não deixe de dar seu feedback e deixar seu comentário.

E, se você desejar receber mais dicas para seu buffet e saber como aumentar ainda mais a qualidade dos serviços prestados pela sua empresa, continue acompanhando todas as novidades e dicas no nosso blog!

Mais conteúdos

marketing digital para buffets em 2024
Marketing Digital

Tudo sobre Marketing Digital para Buffets

Tudo que envolve Marketing Digital e seus conceitos já foram muito falados na internet nos últimos anos. No entanto, a maioria dos conteúdos aborda esse assunto de forma ampla e boa parte das pessoas não sabe como aplicar esses conhecimentos na sua própria realidade. Por isso, neste artigo iremos mostrar tudo que você, gestor de

Gestão

Tendências promissoras para casas de festas e buffets em 2024

Descubra as principais tendências de 2024 para casas de festas e buffets, desde experiências personalizadas e sustentabilidade até tecnologia imersiva e temas exclusivos. Eleve seu negócio com inovações que prometem revolucionar o setor. À medida que entramos em 2024, o cenário de casas de festas e buffets continua a evoluir, trazendo consigo novas e emocionantes

Saiba como a Oni pode ajudar o seu buffet

veja os nossos recursos