Tempo de leitura 5 minutos

Se você chegou até este post é porque está preocupado com o que seus clientes pensam do seu negócio. E quer saber, afinal, qual a importância da pesquisa de satisfação para seu buffet.

Todo bom empreendedor sabe que um cliente satisfeito com o serviço oferecido pelo seu negócio é o melhor vendedor que se pode ter.

Ele promove seu buffet para amigos e familiares, atraindo mais pessoas para sua empresa. Isso sem que você precise colocar a mão no bolso.

Mas para deixar seu público satisfeito, você precisa saber o que eles pensam sobre sua empresa. E o melhor jeito de conseguir isso é fazendo uma boa pesquisa de satisfação.

Afinal, a maneira mais fácil de saber o que seu cliente gosta é perguntando diretamente pra ele. Desta forma, você vai ter a oportunidade de conhecer a opinião dos seus clientes e entender o que eles esperam do seu buffet.

Isso vai te ajudar a identificar os pontos fortes do seu negócio, detectar o que precisa ser aprimorado e vai contribuir na fidelização da sua clientela, já que a pesquisa de satisfação é uma das ferramentas do pós-venda.

Mas afinal, o que é a pesquisa de satisfação?

Você sabe qual cardápio do seu buffet que mais agrada? Ou qual o nível de satisfação dos seus clientes com o atendimento da sua equipe?

É para saber as respostas destas perguntas e, muitas outras, que serve a pesquisa de satisfação.

Com ela você vai conseguir avaliar como foi a experiência dos seus clientes com os seus serviços.

Além disso, vai ter a oportunidade de receber um feedback e usar as informações recebidas dos seus clientes para transformá-las em oportunidades.

Já que a partir do momento em que são esclarecidas as necessidades e os gostos dos convidados, você vai saber quais mudanças precisam ser realizadas e como poderá agradar ainda mais seus clientes.

Agora que você já sabe o objetivo da pesquisa de satisfação e como ela é importante para avaliar os serviços do seu buffet. Vamos para o próximo passo.

Como fazer a pesquisa de satisfação?

Há diversos tipos de pesquisa de satisfação, desde as mais simples até as que vão exigir que você contrate uma consultoria especializada.

Continue lendo este post e saiba mais sobre sobre as duas principais metodologias:

1) NPS (Net Promoter Score)

NPS é a sigla para Net Promoter Score. Essa metodologia de pesquisa possibilita que você tenha um panorama geral dos pontos fortes e fracos do seu negócio, fazendo uma simples pergunta para seus clientes:

“Em uma escala de 0 a 10 quanto você recomendaria meu buffet a um amigo ou familiar?”

Em seguida, você pode fazer outra pergunta, para saber a motivação do seu cliente:

“Em poucas palavras, descreva o que motivou a sua opinião”

Mas afinal, como classificar o resultado da pesquisa usando o NPS? Entenda a seguir:

    • Notas de 9 a 10 – Clientes Promotores: Esses clientes não só são leais à empresa, mas também continuam contratando seus serviços. Além disso, eles também incentivam seus amigos a fazerem o mesmo.
    • Notas de 7 a 8 – Clientes Neutros: São aqueles clientes que estão satisfeitos com seus serviços, porém não são leais  ao seu buffet, o que significa que nada os impede de contratar seu concorrente.
    • Notas de 0 a 6 – Clientes Detratores: São os clientes que criticam a empresa em público e jamais voltariam a fazer negócio com a empresa, exceto em situações extremas.

As notas do NPS, reunidas, servem como um indicador de desempenho da satisfação de seus clientes e convidados. Para saber a nota geral do seu buffet você pode fazer o seguinte cálculo:

NPS = % Clientes Promotores – % Clientes Detratores = %NPS

2) CSAT (Customer Satisfaction Score)

Essa é uma avaliação a curto prazo, que pode ser feita usando uma escala de porcentagem de 0 a 10, com 10 indicando satisfação máxima, ou de 1 a 5, sendo 5 a nota máxima.

Também pode ser realizada usando uma escala de percepção: muito satisfeito, satisfeito e insatisfeito. Para usar essa metodologia você pode fazer uma única pergunta:

“Como você avaliaria a sua satisfação com o serviço oferecido?”

Entendendo o resultado da pesquisa de satisfação

Após seus clientes responderem a pesquisa de satisfação, você pode analisar o resultado e saber como sua clientela avalia o seu buffet.

Lembre-se que ao fazer a pesquisa de satisfação é importante estar aberto para receber críticas ou sugestões. Use-as para aprimorar os seus serviços.

Caso o resultado seja baixo, não se abale!

Em vez disso, procure descobrir os motivos pelos quais os clientes não indicaram a satisfação máxima e busque desenvolver um planejamento para melhorar em seus pontos fracos.

E independente do resultado, não deixe de agradecer ao cliente pela confiança. Um simples gesto faz toda a diferença.

Faça pesquisa de satisfação com os convidados

Uma forma simples e eficaz de fazer a pesquisa de satisfação é deixá-las na mesa dos convidados ou entregá-las no final de cada evento.

Isso porque nem todos os convidados estão cadastrados no seu sistema e ficaria quase impossível fazer a pesquisa de forma eletrônica.

Além disso, algo que pode motivar seus convidados a responderem a pesquisa é oferecer algo em troca, como um brinde ou descontos. Isso pode trazer novos eventos para o seu buffet.

Para te ajudar disponibilizamos de forma gratuita uma pesquisa em pdf para você imprimir e saber a opinião dos seus convidados.

Não perca tempo e faça o download preenchendo o formulário abaixo.


Download Gratuito - Pesquisa de satisfação dos convidados do buffet

Pronto para imprimir


 

Ferramentas para elaborar sua pesquisa de satisfação

    • Google Drive: O Google tem uma opção de formulário que pode ser customizado e enviado para seus clientes. Nesse caso, você tem a liberdade de formular as perguntas para saber como seu público avalia seu serviço. Saiba mais.
    • Survey Monkey: Este site permite que você crie questionários e os enviem por e-mail. A quantidade de perguntas por questionário e respostas é limitada. Gráficos e tabulação são gerados automaticamente. Confira.
    • Sua Pesquisa: Com esta ferramenta você pode fazer questionários, espalhar a pesquisa e coletar os dados para auxiliar em suas decisões. Saiba mais.
    • Redes sociais: Usar as suas redes sociais para receber feedback também pode ser uma boa opção. O interessante é focar em pessoas ou grupos que já tenham tido contato com o seu negócio ou que buscam por serviços que seu buffet oferece. Você pode usar uma das seguintes redes sociais: Facebook, Whatsapp, YoutubeInstagram ou Twitter.

Agora que você sabe a importância da pesquisa de satisfação para um buffet e quais são as principais metodologias, o próximo passo é agir.

E, depois de fazer suas pesquisas de satisfação, seguindo as nossas dicas, não deixe de dar seu feedback e deixar seu comentário.

E se você desejar receber mais dicas para seu buffet, e saber como aumentar ainda mais a qualidade dos serviços prestados pela sua empresa, continue acompanhando todas as novidades e dicas que no nosso blog!

Ericka Araújo

About Ericka Araújo

Jornalista apaixonada por séries, filmes, café e uma boa prosa. Quando não está escrevendo, está comendo e, as vezes faz as duas coisas ao mesmo tempo.

Leave a Reply