5 dicas para planejar um buffet de sucesso
4.8 (95%) 4 votos

Festas, recepções e coquetéis geralmente são usados para celebrar datas importantes. E para realizar esses tipos de eventos as pessoas buscam um serviço de buffet de qualidade.

Afinal, organizar um evento não é algo fácil e requer habilidade, criatividade, esforço e, principalmente, competência.

Por este motivo é vital que sua empresa esteja pronta para servir. Daí, a importância de planejar um buffet e elaborar um bom planejamento do seu negócio e de cada evento.

Em outras palavras, quando você cuida do seu buffet, cuidar da satisfação do seu cliente vai ser algo simples e fácil.

Confira neste post cinco dicas que irão te ajudar a planejar um buffet de sucesso, além de garantir a eficiência das atividades da sua empresa e ajudar a realizar eventos que vão encantar seus clientes.

1) Qualidade em primeiro lugar

O primeiro passo para planejar um buffet é se certificar da qualidade dos serviços e dos produtos que estão sendo oferecidos.

Afinal, é a qualidade que garante a satisfação dos convidados e proporciona indicações e novas contratações.

Tenha uma equipe qualificada

Para que seu buffet encante e supere as expectativas dos convidados é fundamental que sua equipe tenha um bom desempenho.

Tenha uma equipe qualificadaPara isso, é importante investir na qualificação dos seus funcionários. Além, de mantê-los motivados.

Para conseguir isso, você deve primeiro definir qual será a função de cada funcionário e qual será sua responsabilidade.

Após determinar quais serão as atividades de cada membro da equipe, o próximo passo é qualificá-los.

Para os garçons dê treinamentos sobre atendimento cordial e atencioso e ensine práticas comuns da profissão, como lições de etiqueta à mesa e explanações sobre o menu oferecido.

Já os monitores devem receber treinamentos sobre como lidar com crianças e ideias de brincadeiras infantis, sempre com foco na segurança.

E a equipe da cozinha deve receber capacitação sobre manipulação e preparo de alimentos. Ofereça um curso de BPF e capacite-os. A cozinha é o coração do seu buffet. São eles que garantem a qualidade da comida que vai ser servida.

Certifique-se da qualidade dos produtos

Compre de fornecedores confiáviesPara conquistar os clientes, além de uma equipe qualificada, você deve servir produtos de qualidade.

Para isso, compre de fornecedores confiáveis. E para evitar excessos nas compras, faça um lista de compras para cada evento seguindo o seu cardápio escolhido pelo cliente.

Tenha um cadastro dos seus fornecedores, lote e marca do produto comprado. Assim você terá rastreabilidade caso algo de errado aconteça e você precise repor seu estoque sem ter grandes prejuízos, tanto na sua marca quanto no seu bolso.

Ao mesmo tempo, é importante estar atento se seu buffet está cumprindo as normas de higiene e segurança dos alimentos. E, se seu estoque está seguindo os padrões corretos de armazenamento.

Este último ponto, além de ajudar a manter a qualidade dos seus produtos, também vai contribuir para a diminuição do desperdício de alimentos.

Por este motivo esteja atento a alguns cuidados:

  • Armazene imediatamente os produtos refrigerados e congelados;
  • Mantenha o local de armazenamento limpo, seco, organizado e ventilado;
  • Tenha prateleiras de material lavável, resistente e não tóxico;
  • Organize seus produtos de acordo o prazo de validade, deixando na frente os que vão vencer primeiro.

2) Entenda a vontade dos seus clientes

Garantir a satisfação dos convidados: é isso que garante o sucesso de um buffet. Por este motivo, ao planejar um buffet e um evento, é importante entender a demanda dos seus clientes.

Seja um evento corporativo, aniversário ou casamento, cada evento tem suas particularidades. E cada cliente quer que sua festa seja perfeita.

Desta forma, antes de apresentar sugestões para o evento, sempre ouça o que o cliente espera do buffet. Assim poderá planejar melhor e superar as expectativas.

Além disso, desde o primeiro contato até a realização do evento, responda prontamente às solicitações e cumpra todas as promessas feitas.

Para isso, use redes sociais, como Facebook e Instagram, ou aplicativos de mensagens, como o WhatsApp.

Ao agir desta forma, você mostra profissionalismo e o cliente se sente especial e bem atendido.

3) Tenha um planejamento financeiro

Quando você não possui um controle de quanto seu buffet recebe e gasta, você compromete toda a operação do seu negócio e infelizmente é uma falha comum em muitos buffets, muitos já fecharam por conta disso.

Eu sei que planejamento financeiro é um assunto amplo para se falar, mas comece seguindo as dicas práticas abaixo:

  • Negócios de buffets são, em sua maioria, familiares e por conta disso o tom empresarial pode ficar abafado, muitos ainda misturam suas contas pessoais com as da empresa. Mesmo que esteja no início e ainda não tenha um CNPJ, use uma conta diferente para controlar as finanças do buffet;
  • Se precisar fazer pagamentos usando seu cartão de crédito pessoal ou seu talão de cheque, por exemplo, registre esses gastos no seu controle e determine os dias que a empresa vai te reembolsar;
  • Revise diariamente os lançamentos do seu buffet, seja em gastos ou em receitas;
  • Tenha um controle de contas no qual saberá os melhores dias de vencimento para negociar com seus clientes e fornecedores.

Saber o quanto sua empresa fatura por mês e o qual o valor dos seus gastos é fundamental para o sucesso do seu negócio. Para isso você pode fazer o download gratuito da nossa planilha de controle de fluxo de caixa ou investir em softwares adequados que possam oferecer o suporte necessário para o controle das finanças do seu buffet.


Download Gratuito - Modelo de Fluxo de Caixa Simplificado

Pronto para imprimir


 

4) Conheça e estude seus concorrentes

Entre as ações que envolvem um planejamento das atividade do seu buffet está em conhecer seus concorrentes.

Afinal, para conseguir vantagem competitiva e estar à frente da concorrência, é preciso conhecê-la. Com isso, poderá inovar no mercado de buffets e se diferenciar das demais.

Saiba os principais benefícios de analisar a concorrência:

  • Possibilita que você aprenda com as boas práticas dos concorrentes;
  • Contribui na formação de parcerias;
  • Ajuda a entender o que as pessoas buscam;

Mas afinal, como analisar a concorrência?

Antes de mais nada, você deve saber quem são seus concorrentes. Para isso, procure buffets que oferecem serviços similares aos seus na sua região, liste os nomes de cada um e depois identifique seus pontos fortes e pontos fracos.

Também procure saber mais sobre os clientes dos seus concorrentes e quais diferenciais dos seus concorrentes que os atraem.

Além disso, descubra quais são os investimentos que sua concorrência tem feito na infraestrutura dos seus buffets e quais práticas têm dado bons resultados.

Também é importante estar atento às novidades e tendências que podem ser aplicadas aos serviços de buffet.

Para isso, procure sites de buffets de outras  cidades e estados. Isso pode te ajudar a ter ideias e com isso sairá na frente da sua concorrência local.

Logo depois, com todas essas informações em mãos, defina estratégias para se destacar entre seus concorrentes. Assim fica mais fácil planejar um buffet.

5) Planeje a divulgação do seu buffet

Um buffet pode ter o melhor planejamento, porém se ele não possuir um planejamento de marketing a chance de conseguir novos cliente é baixa.

Por este motivo é fundamental tornar sua marca conhecida. E você pode fazer isso de diferentes maneiras e em diversos canais. Como?

O primeiro passo é usar as redes sociais. Depois você deve investir na criação de um blog para divulgar os serviços do seu buffet.

Procure ter um padrão nas artes que usa para publicar nas redes sociais. Assim você vai aumentar o reconhecimento da sua marca

Caso não tenha conhecimento técnico, contrate um profissional. Afinal, ter um blog ou uma rede social sem nenhuma organização é pior do que não ter nada.

E depois de colocar todas as dicas acima em prática, faça uma pesquisa de satisfação para saber o que seus convidados pensam do atendimento e do cardápio do seu buffet. Assim, ficará sabendo seus pontos fortes e o que pode ser melhorado.

Gostou das dicas para planejar um buffet e quer saber mais sobre gestão de buffet? Então, siga-nos no Facebook e no Instagram para não perder nenhuma novidade.

 

E se ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário ou fale conosco!

Ericka Araújo

About Ericka Araújo

Jornalista apaixonada por séries, filmes, café e uma boa prosa. Quando não está escrevendo, está comendo e, as vezes faz as duas coisas ao mesmo tempo.

Leave a Reply