7 dicas para evitar o desperdício de alimentos no seu buffet
4.8 (95.79%) 19 votos

Trago boas notícias: você pode aumentar o lucro do seu buffet sem precisar colocar a mão no bolso. O segredo é simples (e até óbvio). Leia neste post dicas práticas para você evitar o desperdício de alimentos.

Se você gerencia, ou é dono de um buffet, sabe que o desperdício sempre acontece. É algo tão comum, que acabou se tornando normal.

Mas, você já parou para pensar quais são os impactos do desperdício de alimentos no faturamento do seu negócio? Jogar alimentos fora representa um custo alto, afetando de forma negativa a sua lucratividade.

E os motivos para que isso aconteça não faltam. Vai desde uma gestão incompetente até a falta de treinamento da equipe do seu buffet.

Mas não se preocupe, neste post vou te mostrar 7 dicas para acabar com o desperdício de alimentos no seu buffet. Está duvidando? Então deixe eu provar para você!

1) Dê uma espiada no seu lixo

A primeira dica é muito fácil: identificar os desperdícios do seu buffet. E você pode conseguir isso dando uma olhada no seu lixo. Ao fazer isso você deverá encontrar dois tipos de resíduos (além dos recicláveis).

  • os produtos que vão para o lixo antes de serem consumidos: alimentos vencidos, cascas de alimentos mal manuseados e alimentos estragados na geladeira.
  • os que são jogados depois que o cliente vai embora: os restos de comida no prato e as sobras de comida no Buffet do dia.

Depois de dar uma espiada e ver quais foram os produtos descartados, você precisa agir.

Se houver grande quantidade de alimentos vencidos, significa que o problema é no controle do seu estoque. Para resolver isso você deve elaborar melhor sua lista de compras.

Já no caso dos alimentos descartados pelos clientes, você vai precisar analisar seu cardápio e, a partir disso, elaborar um menu alinhado ao gosto dos convidados.

E no caso dos alimentos descartados por armazenamento incorreto, a solução é simples: verificar se a forma como estão sendo armazenados é a mais adequada e, se sua equipe está manuseando os produtos da forma correta.

2) Planeje o controle do seu estoque

Bom, você já viu na dica anterior que um dos motivos de desperdício no seu buffet pode ser a falta de controle ou a má gestão do seu estoque. Por isso, é fundamental se planejar antes de sair às compras.

Você pode fazer isso criando uma lista de compras de acordo com as necessidades de cada evento evitando, assim, comprar alimentos perecíveis e não perecíveis de forma excessiva.

Além disso, ao ir às compras observe atentamente a data de validade dos produtos, evitando aqueles com a data próxima ao vencimento.

Desta forma seu buffet vai ter um estoque mínimo para atender seus clientes, sem desperdiçar nenhum produto.

Afinal, o estoque é dinheiro parado que poderia ser investido em outras áreas para a melhoria do seu buffet.

E para manter seu estoque organizado você pode usar uma planilha para controlar os produtos existentes no estoque.

Sendo fundamental mantê-la atualizada e regularmente conferir a validade dos produtos.

Para te ajudar na organização vale a pena você investir em um software de gerenciamento de estoque. Além de te ajudar a reduzir o desperdício, você também vai otimizar seu tempo.

3) Armazene seus produtos da forma correta

Mais importante do que ter controle do seu estoque é ter certeza que seus produtos estejam armazenados corretamente. Isso porque alguns alimentos, como carnes, frutas e verduras, estragam com facilidade.

Por este motivo, ao ir às compras observe na embalagem dos produtos a melhor forma do seu armazenamento, como local e temperatura, pois cada alimento tem sua maneira apropriada de ser armazenado.

Também é importante manter seu estoque e sua geladeira organizados de uma forma que facilite a utilização dos produtos com prazo de validade próximo.

Para isso, você pode usar a técnica PEPS (Primeiro que Entra, Primeiro que Sai) e controlar seu estoque em ordem cronológica, onde a saída dos produtos seja de acordo com a ordem de chegada.

Outra técnica é a PVPS (Primeiro que Vence, Primeiro que Sai). Nesta técnica, os produtos com validade menor devem ser usados primeiro.

A maneira de manipular os alimentos também é importante. Assim, procure capacitar sua equipe para evitar desperdícios por erros nesse processo.

E é importante se atentar às diversas técnicas de conservação que podem garantir a segurança e a qualidade dos alimentos. Veja as duas mais usadas:

  • Refrigeração

A diminuição da temperatura de armazenamento de um alimento faz com que grande parte dos microrganismos não consigam crescer ou se reproduzir. Nesta técnica as temperaturas estão entres -1°C e 10°C.

É recomendada para alimentos perecíveis e que não são de consumo imediato. Os alimentos também não podem ser armazenados durante muito tempo. O prazo máximo de consumo do alimento preparado deve ser de cinco dias.

Confira o tempo recomendado para alguns alimentos:

TIPO DE ALIMENTOTEMPO DE REFRIGERAÇÃO
Vísceras e carne moída2 a 3 horas
Peixe fresco1 a 2 dias
Leite pasteurizado2 a 3 dias
Carne fresca4 a 5 dias
Legumes, verduras e frutas4 a 8 dias
Ovos10 a 30 dias
  • Congelamento

Quando congelamos um produto, a atividade de água diminui, o que faz como que o alimento dure mais. É importante destacar que o descongelamento de alimentos nunca deve ser feito à temperatura ambiente.

Use o forno microondas se for prepará-lo imediatamente ou deixe o alimento sob refrigeração em tempo suficiente para descongelá-lo.

Confira o tempo ideal para cada tipo de alimento:

TIPO DE ALIMENTOTEMPO DE CONGELAMENTO
Carnes Vermelhas3 a 12 meses
Aves3 a 6 meses
Peixes e mariscos3 a 6 meses
Legumes6 meses

4) Elabore o cardápio para agradar o cliente

Um dos principais desperdícios são os restos deixados no prato ou descartados no lixo. Se isso acontece nos eventos que o seu buffet realiza, talvez o motivo seja o seu cardápio.

Para resolver esse problema, você pode registrar os alimentos que são descartados em cada evento e, junto com a pesquisas de satisfação, montar cardápios que agradem sua clientela.


Download Gratuito - Pesquisa de satisfação dos convidados do buffet

Pronto para imprimir


 

Analisar seu cardápio também pode evitar desperdício na cozinha do seu buffet. Isso porque determinados alimentos, que sobram em uma receita e seriam descartados, talvez possam ser reaproveitados em outra.

5) Oriente sua equipe sobre como evitar o desperdício

Para seguir as dicas anterior é preciso dedicação e trabalho em equipe. Por esse motivo é fundamental orientar seus funcionários sobre como evitar o desperdício de alimentos.

Se você perceber que o desperdício de alimentos vem da forma como são armazenados, manuseados ou preparados pela sua equipe, vale a pena investir em treinamentos sobre como aproveitar ao máximo cada produto, como prepará-los adequadamente e como armazená-los.

Você também pode pedir aos seus funcionários que colaborem com ideias que possam ajudar a evitar o desperdício de alimentos no buffet. Além de integrar a equipe, você pode ficar surpreso com as opiniões da sua equipe.

6) Use a tecnologia para reduzir o desperdício

Usando a tecnologia a seu favor, você pode colocar em prática as dicas acima. Facilitando sua rotina e otimizando seu tempo.

Isso porque existem softwares de gestão que permite que você tenha todo o controle do seu buffet na palma da sua mão.

A Oniplataforma te ajuda, por exemplo, a saber o momento ideal para renovar seu estoque e identificar os produtos que estão próximos do prazo de validade.

Além dos relatórios que te ajudam a elaborar sua lista de compras e que agilizam a tomada de decisão para estabelecer metas em curto, médio e longo prazo.

7) Tenha controle da lista de convidados

Seguindo a dica anterior, você pode usar um software de confirmação de presença de convidados para planejar melhor o evento que seu buffet vai realizar.

Desta forma forma, você pode aprimorar sua lista de compras para o evento e evitar que tenha desperdício de alimentos.

A confirmação de presença também ajuda seu cliente a não gastar a mais. Isso vai mostrar o quanto você preza pela sua clientela. O que resulta em valorização da sua marca e fortalece a sua reputação no mercado.

E aí, o que está esperando para colocar as dicas em práticas e reduzir o desperdício de alimentos no seu buffet e aumentar seu lucro? E se precisar estamos aqui para fazer parte deste sucesso!

E, se você gostou das dicas deste post, deveria dar uma olhada no conteúdo especial que preparamos para te ensinar como gerenciar seu buffet de forma mais eficiente!

E siga também a nossa pagina no Facebook e não perca nenhuma novidade!

Ericka Araújo

About Ericka Araújo

Jornalista apaixonada por séries, filmes, café e uma boa prosa. Quando não está escrevendo, está comendo e, as vezes faz as duas coisas ao mesmo tempo.

Leave a Reply