Como elaborar o cardápio do seu buffet?
5 (100%) 1 voto

Um cardápio bem elaborado é uma das melhores estratégias para conquistar e fidelizar sua clientela. E se ele estiver bem elaborado, seu buffet vai atrair cada vez mais clientes, além de agradar o paladar dos convidados, que vão sair com um gosto de quero mais!

Mas como criar um cardápio que chame a atenção para seu buffet? Continue lendo e confira dicas essenciais para fazer do seu cardápio um dos principais diferenciais do seu buffet!

A importância do cardápio do seu buffet

O cardápio é responsável por expor ao cliente os pratos oferecidos pelo seu buffet. Sendo uma poderosa ferramenta nos lucros do seu negócio, e por isso deve ter uma atenção especial.

Por este motivo, a disposição correta das opções do seu buffet facilita a leitura e a escolha.

Além disso, a fonte escolhida, o layout e as imagens também devem ser trabalhadas cuidadosamente, afinal o cardápio é um dos principais itens que vai representar seu negócio.

Ele também vai ajudar a formar a opinião do cliente em relação à primeira impressão que tem do local que ele escolheu para se alimentar.

Considere o público na hora de criar

Ao pensar na elaboração do cardápio do seu buffet é vital que você leve em consideração a proposta do seu negócio e o seu público-alvo.

Por exemplo, se seu buffet é direcionado a um público com alto poder aquisitivo e preza por detalhes sofisticados, não se arrisque em elaborar um cardápio simples em todos os seus detalhes. Não vai dar certo!

Sendo assim, antes de pensar na criação do cardápio do seu buffet, você deve primeiro analisar as suas receitas e definir qual tipo de cliente que você quer atrair.

Após verificar estes pontos, o próximo passo é pensar nos atrativos que deverão ser colocados no menu do seu buffet. Afinal, de nada adianta investir na elaboração de um cardápio se ele não for atingir seu objetivo!

Use o cardápio para destacar sua marca

Após definir qual o seu público-alvo e o estilo que seu cardápio vai ter, o próximo passo é usá-lo para mostrar as receitas oferecidas pelo seu buffet, além de divulgar a marca do seu negócio.

Para ter sucesso nesse sentido, procure mostrar no cardápio do seu buffet o cuidado que é tido na preparação das pratos oferecidos.

Neste momento da elaboração do menu também é possível reforçar a marca do seu negócio, usando a identidade visual do seu buffet.

Para isso, busque usar as cores da sua marca, além do estilo de escrita. Com isso, você vai criar uma comunicação eficiente com seus clientes, fazendo com que sua marca seja conhecida e divulgada.

Faça seu cliente “comer” com os olhos

Um boa apresentação dos pratos do seu buffet faz toda diferença. Por este motivo, seu cardápio deve chamar a atenção dos seus clientes a ponto de deixá-los com água na boca.

Uma maneira de conseguir isso é utilizando fotos caprichadas para ilustrar as receitas. Não há dúvida, uma bela foto de um prato faz qualquer pessoa querer saboreá-lo.

E uma imagem de qualidade, junto com um design ideal, vai fazer toda a diferença na apresentação do cardápio do seu buffet.

Por isso, é importante trabalhar todos os elementos de forma harmoniosa, deixando as informações dos pratos bem claras. Não é simplesmente tirar uma foto e escrever uma descrição da receita, o segredo do sucesso é saber exatamente onde a posicionar para chamar a atenção do seu público.

Imagem não é tudo, descreva

Sim, uma bela foto de um prato pode dar água na boca, mas o que vai fazer seu cliente escolher por seu buffet, ou não, é saber exatamente o que seus pratos oferecem.

Por isso, além de uma boa imagem, seu cardápio deve informar quais ingredientes são usados na receita, destacando o diferencial de cada um.

Afinal, existem receitas que mesmo usando uma bela foto para ilustrar, precisam de detalhes para mostrar suas principais características.

Por isso, não deixe de informar. A descrição de uma receita é tão importante quanto uma bela fotografia do prato.

Tenha atenção na escrita

Seu cardápio pode ter ótimas fotos e cores que atraiam, mas se na hora de seguir a dica anterior você pecar na escrita, todo seu esforço terá sido em vão.

Afinal, não existe nada mais frustrante do que ler um cardápio com vários erros de português.

Por isso, antes de confeccionar seu cardápio, seja de forma impressa ou digital, preste atenção especial no texto para que nada saia escrito errado, principalmente os nomes dos pratos e sua descrição.

Podem parecer erros bobos, mas eles vão fazer o cliente ter uma imagem de descuido que não deve existir em hipótese alguma no seu buffet.

Preze por uma boa organização

Ao folhear um cardápio pela primeira vez é comum que as pessoas o façam de maneira rápida, sendo que o primeiro e o último item normalmente acabam chamando mais a atenção.

Levando isso em consideração, posicione nestes locais as receitas mais atrativas do seu buffet para chamar mais a atenção do seus clientes.

Outro ponto a levar em consideração é a organização. Ao elaborar o cardápio busque harmonizar os itens de uma forma que chame a atenção do cliente.

Para isso, tome cuidado ao combinar as fotos e os textos dos pratos do seu buffet. Afinal, seu objetivo é facilitar a leitura e compreensão das receitas que seu buffet oferece.

Não se arrisque, contrate um profissional

Os elementos de um cardápio, como fontes, cores e fotos devem ser bem pensados. Até mesmo os espaços em branco.

Por isso, é importante contar com a ajuda de um profissional especializado. Este tipo de ajuda vai enriquecer a elaboração do cardápio do seu buffet, criando um design harmonioso e atrativo.

E aí, está pronto para colocar a mão na massa e criar um cardápio que destaque as receitas do seu buffet? Para dar o pontapé inicial baixe este modelo de apresentação e tenha sucesso na apresentação do cardápio do buffet.


Download Gratuito - Modelo de apresentação de cardápios para buffets de festas

Pronto para usar


 

Agora que você conferiu nossas dicas sobre elaboração de um cardápio de sucesso, que tal ficar por dentro de outras dicas do nosso blog para destacar ainda mais seu buffet?

Ah, e depois que colocar as dicas em prática deixe seu comentário. E se precisar estamos aqui para fazer parte do seu sucesso!

Ericka Araújo

About Ericka Araújo

Jornalista apaixonada por séries, filmes, café e uma boa prosa. Quando não está escrevendo, está comendo e, as vezes faz as duas coisas ao mesmo tempo.

Leave a Reply