Quer ter controle da sua casa de festas remotamente, de qualquer lugar? Precisa se mudar e não quer abrir mão do seu negócio? Quer expandir seu negócio e não sabe como gerenciar outra casa de festa remotamente? Ou quer passar mais tempo em casa com os filhos?
Se você respondeu “sim” a uma das perguntas acima (ou ficou tentando em saber como conseguir essas coisas). Então, este post é para você!
Continue lendo e confira como você pode tornar seu trabalho mais vantajoso e produtivo, além de trazer mais sossego na sua vida trabalhando de qualquer lugar.
Ah, e além das dicas eu vou mostrar ferramentas fundamentais para que você comece a gerenciar sua casa de festas remotamente.
Mas afinal, o que é trabalho remoto?
Ao pé da letra, o trabalho remoto significa o trabalho feito a distância.
Isso significa que você pode fazer seu trabalho, como gerenciar um buffet (ou ser redatora publicitária como eu), em casa ou enquanto viaja com a família.
A grande diferença entre trabalhar em um escritório e trabalhar remotamente é a maneira como você organiza o tempo que será dedicado a gestão do sua casa de festas.
Mas ao escolher gerenciar seu negócio de forma remota você deve ter ciência de que a responsabilidade, as tarefas e as metas continuam tendo a mesma demanda.
Assim, como continua sendo necessário que você mantenha sua dedicação e seu empenho ao administrar seu negócio, não importando de qual lugar faça isso.
5 Vantagens do trabalho remoto
O trabalho a distância tem atraído cada vez mais as pessoas com as vantagens que ele possui. Vou listar algumas:
1) Trabalhe em qualquer lugar
Já ficou bem claro que essa é a PRINCIPAL vantagem do trabalho remoto. E isso é ótimo, afinal você não precisa estar no espaço da sua casa de festas para gerenciar seus funcionários e cumprir com suas tarefas.
Usando as ferramentas certas (que vou mostrar mais adiantes) você pode trabalhar em casa evitando o trânsito estressante ou trabalhar enquanto viaja com sua família, não perdendo assim a oportunidade de estar perto de quem você ama!
2) Flexibilidade de horário
Depois da vantagem de trabalhar de qualquer lugar, a possibilidade de definir o horário de trabalho é um dos maiores atrativos do trabalho remoto.
Afinal, você pode escolher em qual período vai se dedicar a sua casa de festas de acordo com a sua rotina.
Lógico, que ao definir seu horário de trabalho você deve levar analisar em qual período você é mais produtivo e também garantir que o horário definido permita que você atenda as demandas dos clientes da sua casa de festas.
E, ao definir como será sua carga horária e em qual período vai se dedicar ao sucesso da sua casa de festas, o próximo passo é se comprometer com o horário e ter disciplina!
3) Menor custo de deslocamento e refeição
Ao escolher trabalhar de casa, você elimina o custo de transporte até o espaço da sua casa de festas, reduzindo o gasto com combustível.
Outra economia é com respeito a alimentação, já que você poderá fazer suas refeições no aconchego do seu lar. Além de econômico, é super saudável!
4) Maior rendimento
Ao optar pelo trabalho remoto você estará livre para trabalhar de qualquer lugar e no horário que definir. Isso significa que vai trabalhar mais satisfeito, aumentando sua produtividade.
Você estará mais motivado para o trabalho e isso vai refletir na equipe da sua casa de festas e na hora de atender seus clientes.
Uma dica para aproveitar o aumento de rendimento é usar o tempo que vai poupar trabalhando de casa para estudar e se capacitar mais.
Você vai se surpreender como buscar mais conhecimento para o seu negócio pode trazer resultados positivos para sua casa de festas.
Você pode acessar o nosso blog e conferir conteúdos exclusivos para quem administra uma casa de festas.
5) Mais tempo com a família
Passar mais tempo com a família com certeza é um grande atrativo. Isso porque quem tem filho pequeno não quer perder nenhum momento.
Já quem tem filho adolescente quer ser presente para acompanhar o adulto que ele está se tornando.
Há também opta por trabalhar em casa, invés de ficar no espaço do buffet, para cuidar dos pais ou até mesmo devido a algum tratamento de saúde.
Mas, esteja atento!
Toda ferramenta para ser eficaz tem que ser usada do modo certo. Com o trabalho remoto acontece o mesmo.
Para que você tenha sucesso, além de ter disciplina, você precisa ter uma boa equipe e, principalmente, delegar tarefas para seus funcionários.
Para te ajudar, listei alguns hábitos que vão te ajudar a ter um bom desempenho e manter a qualidade do sua casa de festas.
-
Tenha um espaço para você
Se vai escolher trabalhar em casa, você precisa reservar um espaço para você. Nele você deve deixar tudo o que você precisa para administrar sua casa de festas.
É ideal que você tenha privacidade neste espaço, assim você não perderá o foco no trabalho nem ser interrompido. Além disso, ele deve ser agradável!
Por exemplo, a CTO da Oniplataforma, Thávia Farias, trabalha em casa. E, assim como você, ela precisa atender os clientes, tanto presencialmente como por telefone. Sabe o que ela fez?
Ela reservou um espaço em casa para trabalhar no desenvolvimento da plataforma e quando precisa se reunir com algum cliente, ou fazer reuniões com seus colaboradores, ela vai até o escritório da empresa.
Você pode fazer o mesmo. É simples!
-
Organize seu dia
Ter uma rotina é vital! Ao defini-la, você vai ter mais rendimento já que seu dia já estará planejado e não será surpreendido.
É bom que você defina detalhadamente os compromissos, desde a hora que vai acordar até o horário que vai reservar para fazer reuniões com seus funcionários, por exemplo.
Quanto mais clara for a sua rotina, mais fácil será cumpri-la, pois você estará ciente de quais são suas prioridades ao longo do dia.
-
Faça intervalos
Tirar um tempo para descansar a mente entre uma atividade ou outra na gestão do sua casa de festas é fundamental.
Essas pequenas pausas te ajudam a descansar a mente e a vista da tela do computador, que faz com sua rotina de trabalho seja mais agradável.
Você pode usar essas pausas para fazer um lanchinho, afinal, ninguém merece ficar com fome enquanto trabalha.
Além disso, uma dica é usar este tempo para alongar e evitar dores no corpo. Mas são pausas pequenas, nada de extrapolar!
Ferramentas essenciais para o trabalho remoto
Mais do que criar e manter os hábitos anteriores, o sucesso do trabalho remoto também depende de ferramentas que facilitam a administração da sua casa de festas de onde você estiver.
Confira algumas que vão te auxiliar no dia-a-dia:
Asana ou Trello
Essas duas ferramentas comunicação em grupo em nuvem evita o envios de e-mails que podem se perder e não traz resultado positivo.
Com elas você pode conversar com sua equipe, monitorar as tarefas de cada funcionário, além de outros serviços de gestão.
E a melhor parte é que essas ferramentas podem ser usadas gratuitamente. Claro, que se você quiser liberar mais utilidades das duas plataformas você pode se tornar Premium.
Buffer
Essa ferramenta vai te auxiliar no marketing do sua casa de festas. Ela automatiza os posts das redes sociais, como Facebook e Instagram.
Com ela você pode agendar publicações e ainda definir o horário e frequência das postagens. Ela pode ser usada no seu computador ou no seu celular.
No plano gratuito, você consegue visualizar na guia “Analytics” as estatísticas sobre a repercussão de suas postagens.
É possível acompanhar informações básicas, como número de comentários e curtidas no Facebook ou no Instagram.
Dropbox
Essa ferramenta possibilita que você reúna arquivos da equipe em um único local na nuvem. O uso da ferramenta é fácil super intuitiva.
Além disso, os arquivos podem ser sincronizados em vários computadores e celulares com total segurança, assim você e sua equipe podem acessá-los a qualquer momento.
É recomendado para armazenar apresentações do sua casa de festas, materiais de marketing, modelos de contratos, listas dos clientes e vários outros documentos digitais.
Google Drive
Assim como o Dropbox, o Google Drive possibilita que você organizar todos os arquivos da sua casa de festas em nuvem, podendo acessar de qualquer lugar.
Mas, o grande benefício é que ele possibilita que você crie documentos com o Docs, Planilhas e Apresentações.
E, além de criar arquivos, toda sua equipe pode compartilhar os arquivos criados, possibilitando que os outros membros da equipe edite e faça comentários.
E, a melhor parte é que seu uso é gratuito!
Whatsapp ou Skype
O WhatsApp Web permite que você use o aplicativo de mensagens no computador, o que possibilita que você converse com seus clientes e com a equipe do sua casa de festas.
E pelo celular, você consegue fazer ligações de áudio e vídeo, o que pode ajudar a fazer reuniões sem precisar sem se locomover.
Com o Skype é a mesma coisa, você pode trocar mensagens ou fazer ligações. Para as duas ferramentas basta ter internet, não trazendo nenhum custo no seu bolso a mais.
Agora dica extra: Vem para Oniplataforma!
A Oniplataforma reúne diversas ferramentas para otimizar o tempo e aumentar o faturamento. Quer saber por que? Continue lendo!
Fácil de usar
A plataforma possui um sistema intuitivo e sem distrações, o que faz com que seu uso seja simples e prático. Além disso, com ela é possível gerenciar sua casa de festas de qualquer lugar, usando seu computador ou seu celular.
Suporte Premium
Em caso de dúvidas você pode entrar e contato com o gerente de sua conta por telefone, helpdesk ou whatsapp. Afinal, estamos aqui para facilitar a sua vida!
Orçamentos em segundos
Para atender a pedidos de orçamento de forma mais rápida, você pode cadastrar todos seus cardápios para cada tipo de evento.
Assim quando um pedido de um orçamento for feito, a plataforma responde automaticamente, de acordo com o que seu cliente deseja.
Controle seu faturamento
Com a Oniplataforma você tem total controle da área financeira da sua casa de festas, já que a plataforma realiza a gestão de faturas, faz cobranças automáticas, gera relatórios de faturamento e elabora a previsão de caixa.
Com toda essa ajuda você vai ter uma visão mais completa a respeito da sua administração e assim ter total controle da gestão da sua casa de festas.
Agenda organizada
A plataforma gerencia a sua agenda para que você não perca nenhum evento, além de programar seu estoque de produtos e organizar sua equipe de funcionários.
Gere contratos com facilidade
Para facilitar a formalização da sua prestação de serviço, a Oniplataforma disponibiliza modelos de contratos que podem ser salvos, editados e enviados para seus clientes por e-mail.
Além disso, as faturas são geradas automaticamente, ajudando você a poupar tempo.
Marketing Digital
Conte com anúncios no Facebook e com uma Landing Page exclusiva do sua casa de festas.
Além disso, com o gerenciamento do cadastro de seus clientes você vai saber exatamente as datas que eles podem precisar dos seus serviços.
E, com isso oferecer ofertas especiais para estar presente em suas comemorações. Afinal, quem não gosta de receber uma atenção especial?!
Menos erros, mais acertos
A Oniplataforma elimina erros comuns quando um processo é feito de forma manual, como valores preenchidos de forma errada ou o envio de orçamentos faltando informações.
Segurança em primeiro lugar
A possibilidade de perder dados importantes como cadastro de clientes e dos cardápios não existe com o uso da plataforma.
A Oniplataforma realiza backups diários, que permite que em casos de perda dos dados originais – que pode envolver apagamentos acidentais ou corrupção de dados – as informações possam ser restauradas.
Valores acessíveis
Todas essas funções estão disponíveis a um ótimo custo-benefício. Com um simples investimento, a Oniplataforma se torna uma ferramenta essencial para você otimizar seu tempo.
Com tudo planejado e automatizado, você vai reduzir seus gastos e desperdícios, o que vai contribuir para a diminuição de prejuízos.
Não resta dúvida, usar uma plataforma para gerenciar sua casa de festas contribui para a qualidade da prestação dos seus serviços e é uma ótima solução para acabar com toda a pressão e aumentar seu faturamento.