Método infalível: 7 passos para criar uma campanha no Facebook e Instagram para seu buffet infantil

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A chegada de um novo ano estimula muitos brasileiros a traçarem metas financeiras e não é diferente dos donos de buffets e casas de festas.

Os clientes da Oni, por exemplo, querem investir mais em marketing digital em 2020 e criar uma campanha no Facebook e Instagram.

Já que a verba já está nos planos dos nossos clientes e, deve ser um plano seu também, vou mostrar como se dar muuuito bem no Facebook e Instagram.

Para o seu bem (e o das suas finanças) antes de sair fazendo o marketing digital de qualquer jeito leia este texto até o final e confira 7 passos para criar uma campanha de marketing para seu buffet no Face ou no Insta.

E se ficar com alguma dúvida pode deixar sua pergunta nos comentários!

1) Conta de anúncios

O primeiro passo para ter muito sucesso é criar uma página (Facebook) e um perfil comercial (Instagram).

Se ainda não tem nenhum dos dois, confira as dicas da Oni para divulgar seu buffet nas redes sociais.

Agora, se você já tem (ou acabou de criar) o próximo passo é criar uma conta de anúncios. Veja aqui como criar uma conta de anúncios no Facebook.

E para saber como adicionar uma conta do Instagram ao Gerenciador de Negócios do Facebook, clique aqui. Lembrando que as duas redes sociais usam a mesma plataforma de publicidade.

2) Criando o público alvo ideal

Após criar uma conta de anúncios, você deve definir seu público alvo. É um passo vital para ter sucesso nas campanhas que você criar, seja no Facebook ou no Instagram.

Para defini-lo você precisa levar em conta quais pessoas você quer atrair para sua página. Para isso se pergunte: “Quem são meus clientes?”.

Se você for dono de buffet infantil, por exemplo, você pode definir como seu público pessoas com interesse em:

  • Desenhos e filmes. Ex: Mundo Bita, Baby Shark, Slime e Mulher Maravilha (afinal, a estreia do novo filme fará com que este tema volte com tudo em 2020);
  • Os youtubers queridinhos das crianças. Ex: Luccas Neto, Julia Minegirl, Roni Ficher e Bela Bagunça;
  • Homens e mulheres com idade entre 25 e 40 anos;
  • Em um raio de até 35 km do seu espaço.

O importante é saber quem são as pessoas que você deseja atrair para seu buffet, só assim conseguirá ter sucesso na sua campanha.

3) Anúncio atrativo

Após definir seu público alvo, você deve criar um anúncio que faça com que as pessoas visitem sua página e queiram saber mais sobre o seu buffet.

Para isso, você pode criar uma campanha usando uma imagem sem texto.

Pode ser uma ou várias crianças felizes brincando num brinquedo que seja a sensação do momento e que tenha no seu espaço.

O objetivo é fazer com que as pessoas pensem “Quero isso para meus filhos também”.

Após escolher uma boa imagem, o próximo passo é elaborar uma legenda. Ela deve ser curta, com gatilhos mentais e deve terminar com uma chamada para ação.

Exemplo: “Mais de 100 famílias viveram momentos únicos no nosso buffet dando nota 10 nas redes sociais. Clique no link e receba um orçamento feito para você.”

Para ter sucesso na campanha seu anúncio deve passar a sensação de compromisso e coerência, ter aprovação social, sensação de afeição e de autoridade. Veja alguns exemplos que podem te ajudar:

“Planejar a festa de aniversário dos filhos é desafiador, por isso conte conosco e peça já seu orçamento!”
“Enquanto a criançada se diverte nos mais modernos você pode desfrutar o variado e generoso cardápio do nosso buffet”

4) Tenha uma Landing Page

Landing page é uma página de conversões que tem como objetivo fazer com que as pessoas tomem uma determinada ação.

Em seu caso, que elas peçam um orçamento dos serviços do seu buffet. Para ter sucesso, sua landing page deve ser criada e divulgada para realizar conversões.

Por isso, tudo o que possa gerar distrações deve ser eliminado. Ela deve ser uma página limpa, com poucos links e elementos visuais.

Além diss, é preciso que ela seja simples, direta, rápida e super amigável no celular, já que hoje a maioria das pessoas usam mais o celular do que computador.

Quem é cliente Oni já tem uma landing page gerada automaticamente que responde em segundos o orçamento para o cliente!

Quer saber como funciona? Então clique aqui e faça um teste já.

Agora que já sabe o que é uma landing page, para o que serve e por que você precisa de ter uma, saiba quais são os elementos indispensáveis na criação de uma.

  • Ser objetiva: Vá direto ao ponto, não faça rodeios. Tanto seu título como seu formulário deve ser objetivo. Fale em poucas palavras sobre o seu serviço e como ele pode ser contratado. Exemplos: “Receba em instantes no seu e-mail o orçamento para sua festa!”; “Preencha o formulário abaixo e comprove que temos o melhor preço da cidade!”;
  • Título chamativo: o título do seu anúncio deve garantir que, antes de fechar a landing page, a pessoa tenha preenchido o formulário. Exemplos: “Receba o orçamento da sua festas em até 30 segundos!”; “Quer uma festa de qualidade? Então fale conosco!”;
  • Formulário simples: toda landing page deve ter um formulário para pegar os dados de possíveis clientes e assim captar mais leads. Peça somente os dados necessários para realizar o orçamento e ter como enviá-lo depois. Veja dois exemplos de clientes Oni: Buffet Lepeleko e Minha Festa;
  • Call to Action: o Call to Action nada mais é do que uma chamada para ação. Ela pode ser um botão com um incentivo. Exemplos: “Peça já seu orçamento” ou “Receba seu orçamento em instantes”;
  • Remova distrações: elimine qualquer distração que atrapalhe seu objetivo: converter os usuários em leads. Para isso, sua landing page não pode ter links para outras páginas, que inclui menu, banners e pop-up.

5) Monitore a campanha

Depois de todo tempo e energia dedicados na criação do público alvo, do anúncio e da landing page é fundamental que você acompanhe a campanha, tanto no Facebook como no Instagram.

Só assim você vai conseguir verificar se o anúncio está tendo um bom resultado ou se ele precisa ser ajustado. Por isso, vou te mostrar as métricas principais de cada anúncio e explicar cada uma delas:

Veiculação

Esta métrica mostra se o anúncio está ativo. Significa que o Facebook aprovou suas configurações. Agora é ficar de olho nas métricas que explico adiante.

Alcance

Esta métrica mostra quantas pessoas viram seu anúncio. Ela também mensura o custo por mil pessoas alcançadas para ajudar você a entender quanto custa a exibição de seus anúncios para as pessoas.

Número de cliques

Esta métrica mensura o número total de cliques que seu anúncio recebe. O envolvimento com o seu anúncio indica que ele é relevante para seu público-alvo, o que ajuda no desempenho de seus anúncios.

Essa métrica permite a você medir as interações e compará-las ao envolvimento com outros anúncios ou campanhas.

Relevância

O Facebook mostra às pessoas os anúncios mais adequados para elas e para isso usa a relevância de cada anúncio como um fator para determinar a forma de veiculação deles.

A pontuação de relevância é calculada com base nos comentários positivos e negativos do público-alvo em relação a um anúncio.

Quanto mais positivas forem as interações previstas de um anúncio, maior será sua pontuação de relevância.

Frequência de exibição

Esta métrica mostra a quantidade de vezes que um único usuário se depara com seus anúncios.

Observar essa métrica é fundamental para analisar se sua estratégia está funcionando ou se precisa fazer melhorias em seu anúncio.

Se seu anúncio está com uma frequência de exibição alta e taxa de cliques baixa, experimente mudar o criativo (imagem utilizada) ou segmentar melhor seu público alvo.

Custo por conversão

Essa métrica informa quanto você gasta para gerar uma conversão, ou seja, adquirir um lead.

O ideal é que o objetivo de custo por conversão não ultrapasse seu valor de conversão, já que isso significaria que você está pagando mais por uma conversão do que o valor real dela.

6) Invista e veicule sua campanha

Agora que você já aprendeu como criar uma conta de anúncio e uma campanha é hora de aplicar uma verba generosa e iniciar sua campanha.

É nesta etapa que você vai investir aquele dinheiro que está no planejamento do seu buffet.

Após iniciar a veiculação do seu anúncio, é importante acompanhar a sua campanha, observando as métricas que eu mencionei acima.

Outro ponto importante, que infelizmente muitos desconsideram, é que você não deve ficar alterando sua campanha sem propósito definido.

Isso porque Facebook e o Instagram têm uma fase de aprendizado e sempre que uma campanha tem alterações significativas as métricas são zeradas.

Para saber mais sobre a fase de aprendizagem de anúncio clique aqui. E para conferir quais edições podem zerar as métricas do seu anúncio, clique aqui.

7) Interaja com o público

Para que seu anúncio tenha bons resultados, gere leads e atraia cada vez mais clientes é vital que interaja com o público.

Por isso, você deve responder os comentários que aparecerem e estimular a interação dos usuários. Ao fazer isso, você não estará só sendo cordial, como também vai fazer com que sua campanha fique mais barata.

Quanto mais você interage com a publicação, mais barato ficará o custo do seu anúncio. Seu bolso vai agradecer!

Agora que te mostrei o caminho das pedras para criar uma campanha no Facebook e Instagram para seu buffet infantil, está esperando o quê para colocar todas as dicas em prática? Não perca tempo!

Caso fique com alguma dúvida deixe seu comentário. E se quiser aprender mais sobre gestão de buffet e como dar um up no seu negócio, confira mais conteúdo exclusivo no nosso blog.

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