O buffet de Ana e Silvio é bem elogiado pela comida servida e pelo atendimento cordial dos monitores e dos garçons.
Mas alguns clientes têm reclamado que seus convidados ficam muito tempo na fila antes de entrar no buffet.
Além disso, Ana observa que está tendo muito desperdício de comida e também de bebidas no fim das festas.
E Silvio, que cuida das finanças do negócio da família, perde-se na hora de somar o número de convidados pagantes presentes na festa e quantos destes não estavam previstos no contrato.
Esses e outros problemas não acontecem somente no buffet do casal. Infelizmente, eles são comuns em muitas casas de festas.
Como eles podem ser evitados? A resposta: fazendo o controle digital de portaria do seu buffet.
Simples, não é mesmo? Então continue lendo esse post e saiba os cinco maiores problemas que podem ser evitados usando o controle de portaria de buffet do jeito certo.
1) Filas grandes e demoradas
Ao contratar um buffet, as pessoas buscam praticidade e um serviço de qualidade. Além disso, quer que seus convidados sejam bem tratados e bem atendidos.
E, para que a satisfação dos seus clientes seja garantida, nada pode dar errado no evento, a começar pela entrada no local.
Já imaginou os convidados, criteriosamente selecionados pelos seus clientes, enfrentando uma fila gigantesca na porta?
Se isso tem acontecido na portaria do seu buffet é um sinal que o controle de entrada dos convidados não tem sido feito ou não está sendo realizado de maneira eficiente.
Você pode começar a evitar a formação de filas seguindo as dicas práticas abaixo:
- colha informações simples, como nome e idade
- evite usar papel, ele pode se perder, rasgar ou sujar
- treine a pessoa que vai ficar na portaria, prezando pela agilidade
2) Falta de controle de convidados
Imagine a seguinte cena: seu buffet está realizando uma festa e no meio do evento seu cliente pergunta quantos convidados já chegaram.
Você é pego de surpresa, já que não possui um controle de portaria. E, para decepção do cliente, ele acaba ficando sem resposta.
Esses é um dos problemas que Silvio e Ana têm enfrentado nos eventos que realizam. E, infelizmente, esse tipo de situação acontece em outros buffets.
Assim como a formação de filas enormes na entrada dos eventos, existe uma solução simples para evitar este tipo de situação: ter um controle de portaria. Ele pode ser uma planilha do excel ou uma ferramenta digital.
Baixe agora nossa planilha automática de controle de portaria para buffets e simplifique o atendimento dos seus clientes.
[intracontent title=”Download Gratuito” sub=”Pronta para usar” img=”https://oniplataforma.com.br/wp-content/uploads/2019/08/Download-planilha-controole-de-portaria_Prancheta-1.png” formid=”1″]
Mas saiba que você pode ter um controle de portaria mais eficiente utilizando uma plataforma de gestão de buffet, como a Oniplataforma. Para saber mais solicite uma demonstração.
Assim, quando o cliente perguntar o número de convidados presentes na festa você vai conseguir dar uma resposta mais que satisfatória, com a quantidade de adultos e crianças, mostrando a qualidade do seu buffet e seu empenho pela transformação digital do seu negócio
3) A comida acabou, e agora?
Juliana e Rogério economizaram durante meses para poder dar uma linda festa de aniversário de 15 anos para sua filha Mariana.
Após vários orçamentos, o casal acabou contratando o buffet de Silvio e Ana, que foi recomendado por uma amiga.
Ao contratar o buffet, eles fizeram uma estimativa do número de convidados, mas informaram que este número poderia aumentar até o dia da festa.
No dia do evento, a decoração estava linda e tudo estava perfeito até que os convidados começaram a comentar com os pais que os garçons não estavam mais servindo as mesas.
Ao buscar saber o motivo, Juliana ficou sabendo que a comida tinha acabado e que o cozinheiro do buffet tinha saído para comprar mais ingredientes para voltar a servir as mesas.
Enfim, o que era para ser uma linda festa de debutante virou um fiasco. E os pais de Mariana tiveram que ter jogo de cintura para lidar com os convidados até a comida voltar a ser servida.
O resultado: Silvio e Ana perderam a oportunidade de fidelizar uma cliente e ainda ficaram com má reputação.
Isso poderia ter sido evitado com uma ferramenta simples e suficiente o bastante para acompanhar a quantidade de convidados presentes em tempo real.
4) Desperdício de alimentos
Outro problema comum em buffets e em casas de festas é o desperdício de alimentos no fim dos eventos.
Um dos fatores que contribuem para este problema é a falta de controle do número de pessoas presentes no eventos. O que faz com que muita comida seja preparada e não consumida.
O desperdício além de ser algo ruim para a sociedade é um fator que impacta de forma negativa a parte financeira da sua empresa.
Afinal, seu dinheiro acaba indo direto pro lixo. E não é isso que você quer né?! E uma forma de solucionar este problema você já sabe né?
5) A soma não bate
Assim como o Silvio, você acaba se perdendo na hora de fechar o valor da festa para seus clientes?
Este é outro problema que acontece quando o buffet não tem uma ferramenta capaz de registrar o número de convidados presentes em um evento e também o número de convidados excedentes.
Afinal, anotações no papel nem sempre são confiáveis e não é nenhum pouco prática, já que não calcula automaticamente o valor do contrato a ser cobrado pelo evento.
Além de não registrar a hora de entrada do convidado e não organizar de forma prática quem veio junto com quem.
Após saber quais os problemas que a falta de um controle de portaria podem causar no seu buffet, está na hora de começar a colocar nossas dicas em prática!
E para te ajudar nesse passo tão importante, vai uma dica extra:
Não resista a tecnologia!
Muitos buffets e casas de festas ainda resistem ao uso da tecnologia e continuam anotando pedidos de compra, fazendo contratos e até controlando a entrada de convidados nos eventos no papel. Não faça isso!
Afinal, quando você usa um caderno para controlar seu buffet você acaba ficando refém dele. Sem falar que anotações em papel podem se perder e isso pode te dar uma baita dor de cabeça.
Além disso, papel não tem filtro de busca, não faz somas por período, não te avisa sobre faltas e excessos e não faz relatórios e, o pior, não te dá o poder de empreender como gente grande.
E, viver em um mundo onde tudo é praticamente digital e não fazer uso de tecnologias significa ficar atrás dos seus concorrentes. E não é isso que você quer?
Sendo assim, invista em uma plataforma que, dentre muitos outros recursos, tenha o controle de portaria de buffet.
Uma ferramenta simples, fácil de mexer e rápida que controla o número de convidados presentes nos eventos que seu buffet realiza, além de calcular o valor do contrato sem dor de cabeça: controle de portaria de buffet!
E, se você quiser entender mais como seu buffet pode aumentar o controle, a gestão e seu faturamento, chame a gente no Whatsapp!