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Toda dona ou dono de buffet provavelmente já se viu em dúvida se um cliente está propenso ou não a contratar seus serviços.

Este tipo de situação tem sido comum, já que cada vez mais os clientes estão assumindo o comando das negociações e ficando cada vez mais exigentes.

Eles não estão mais dispostos a contratar um serviço só porque um vendedor disse que é uma boa escolha, eles querem a melhor solução junto com um ótimo custo-benefício.

Por este motivo, é preciso que os vendedores do seu buffet tenham ideias criativas para vender mais e saber como fechar negócios.

Quer saber como você e seus vendedores podem realizar uma reunião perfeita e convencer cada vez mais clientes a fechar com o seu buffet? Continue lendo este post e confira 6 dicas para fechar mais vendas!

1) Ouça o cliente

O primeiro passo para convencer seu cliente é saber o que ele está procurando. Por isso, é fundamental ouvi-lo e estar atento às suas necessidades.

Faça perguntas que demonstre que você está interessado na satisfação dele, não somente em vender os serviços do buffet.

Para isso, procure saber qual é o tipo de evento que ele vai realizar e como ele quer que ele seja feito.

Também é importante estar preparado para responder prontamente a qualquer duvida que ele tenha em relação aos serviços que o seu buffet oferece.

Ao ouvir atentamente e, não simplesmente disparar a falar tudo que seu buffet oferece, você vai deixar claro ao cliente que está preocupado em oferecer a melhor experiência por meio dos serviços do seu buffet.

Agindo desta forma, você vai ganhar pontos que serão decisivos na hora do cliente decidir qual buffet contratar.

2) Venda experiências

Sua meta não deve ser vender somente os serviços do buffet, mas, sim proporcionar experiências inesquecíveis para seus clientes.

Afinal, as pessoas contratam casas de festas e buffets para celebrar datas importantes em suas vidas, desde uma festa de casamento até o aniversário de 1 ano do primeiro filho.

E elas optam por pagar pelo serviço de buffet pela comodidade e, principalmente, pela garantia de que sua festa será maravilhosa.

Por este motivo, ao oferecer seus serviços você deve mostrar como o seu buffet pode tornar a ocasião mais especial.

Por isso é fundamental, que antes de oferecer seus serviços, você tenha ouvido atentamente as necessidades dos seus clientes.

Somente assim, vai conseguir oferecer o que seu cliente deseja, ultrapassando suas expectativas e apresentando uma proposta que vai conquistá-lo.

3) Não discuta

É comum que alguns clientes tentem tirar o máximo de proveito na hora de contratar um serviço. Tentando obter o melhor negócio para eles.

Nesse momento, é preciso ter bastante calma para não se irritar e colocar a venda em risco.

Uma forma de resolver este tipo de situação é se colocando no lugar do cliente, tentando entender o que o impede de contratar seus serviços.

Para isso, comece dizendo que compreende a situação e em seguida questione o que impede de fechar o negócio naquele momento.

Assim, você conseguirá descobrir quais são as “desculpas” dele e a partir delas, você poderá ir adaptando a sua abordagem em cima do que realmente o impede de fechar negócio.

Então se lembre-se, nunca discuta com seu cliente, mas mantenha-se firme em sua argumentação.

4) Atendimento cordial

Antes de contratar os serviços de um buffet, o cliente analisa diversos fatores, como preço, o cardápio oferecido, a reputação da empresa e, principalmente, a forma como foi atendido.

Para fechar um negócio, o cliente precisa se sentir absolutamente confortável durante todo o processo de vendas.

Por isso, é fundamental que você ofereça um atendimento cordial, seguindo todas as dicas anteriores.

Entenda o que seu cliente precisa, invés de simplesmente empurrar seus serviços. E esteja atento a forma como descreve os serviços que o buffet oferece.

Não seja invasivo ou irritante, mas mostre como você pode proporcionar uma ótima experiência a um preço justo.

E, o mais importante, antes de vender, venda a imagem, os valores que ela possui e mostre como ela tem capacidade de oferecer soluções para quem busca realizar um evento inesquecível.

5) Demonstre capacidade

Um cliente se sente seguro em comprar um produto ou contratar um serviço quando tem a certeza que a empresa possui um boa reputação.

E para mostrar que seu buffet é confiável você pode seguir algumas dicas:

  • mostrar fotos de eventos que seu buffet já realizou;
  • mostrar mensagens de agradecimentos e depoimentos dos clientes já atendidos pelo seu buffet;
  • mostrar respostas das pesquisas de satisfação realizadas pelos convidados das festas que seu buffet já realizou;
  • se possui um site, ou páginas em redes sociais, mostre os comentários de quem já contratou seus serviços.

Ao mostrar que seus serviços são elogiados por quem já contratou, o ciente vai se sentir mais seguro e ficar mais propenso a contratar seu buffet.

Outra forma de mostrar que seu buffet é capaz de realizar bons serviços é por meio da sua postura.

Por isso é importante, na hora de apresentar sua proposta ao cliente, estar atento à sua linguagem corporal e a sua forma de falar.

O cliente vai perceber se estiver nervoso ou inseguro. Segue algumas dicas:

  • antes de receber um cliente em seu buffet, se certifique de que o espaço esteja bem apresentável;
  • tenha um local apropriado para receber os clientes em potencial;
  • deixe o cardápio e materiais de apresentação do buffet dispostos para o cliente na mesa;
  • aparência é vital, por isso procure sempre receber seus clientes com um boa vestimenta, uma dica é usar o uniforme do buffet;
  • não demonstre insegurança e ansiedade ao apresentar os serviços do seu buffet;
  • responda as perguntas dos clientes em potencial de forma clara e sem pressa para não se atrapalhar;

6) Saiba argumentar

Saber argumentar é vital para encantar os clientes e, assim, conseguir fechar mais vendas no seu buffet.

Para conseguir ter uma boa argumentação você deve seguir as dicas anteriores, como ouvir o cliente para então mostrar a solução ideal.

Ao entender o que o cliente quer, você já começará a construir a argumentação de vendas em sua cabeça, o que vai te ajudar a conduzir a apresentação dos serviços do seu buffet.

É importante que ao argumentar você seja firme e calmo, o cliente não deve se sentir pressionado.

Você deve argumentar e mostrar, seguindo a dica anterior, que contratar seu buffet é a melhor solução para ele.

E lembre-se, argumentar não é empurrar a venda para o cliente, mas sim provar ao cliente que contratar seu buffet vai garantir que seu evento seja um sucesso.

Agora que você conferiu as dicas de como fechar mais vendas no seu buffet mais lucrativo, confira quais são os erros que você deve evitar na gestão do seu negócio.

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Ericka Araújo

About Ericka Araújo

Jornalista apaixonada por séries, filmes, café e uma boa prosa. Quando não está escrevendo, está comendo e, as vezes faz as duas coisas ao mesmo tempo.

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