5 passos para aumentar as vendas do seu buffet

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Você quer aumentar as vendas do seu buffet e não sabe por onde começar? Ou já tentou diversas estratégias e não teve o resultado esperado? Ou percebe que vende menos do que planejava?

Se respondeu sim a pelo menos uma das perguntas acima, este post é pra você! Confira 5 passos que vão ajudar a alavancar suas vendas e aumentar o faturamento do seu buffet.

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1) Tenha um plano de vendas

Você pode se perguntar: “Por que vou criar um plano de vendas se posso controlar as vendas do meu buffet em uma planilha de Excel” ou “Para que elaborar um plano de vendas se minha empresa é pequena?”.

Eu te respondo o porquê: não basta anotar as vendas em uma planilha, sem saber como usar essas informações para a melhoria do seu buffet.

E quando se tem poucos clientes e seu negócio ainda é pequeno, as atividades são mais fáceis de ser controladas.

Mas, se a empresa crescer sem ter uma boa estrutura e processos definidos, o futuro não será promissor.

Além disso, todo bom empreendedor sabe que planejar o futuro é mais importante que focar somente no agora.

Desta forma, ter processos definidos, como um plano de vendas, é fundamental desde o começo.

2) Aprenda com seus concorrentes

Você pode aumentar suas vendas analisando sua concorrência. Desta forma, vai aprender com as erros e os sucessos deles e ainda vai economizar tempo, energia e dinheiro.

E quando você identifica o perfil da sua concorrência, fica mais fácil entender o que é preciso melhorar no seu buffet, evitando possíveis falhas de comunicação e de estratégia de vendas.

Saiba seus defeitos para evitá-los e conheça suas qualidades para aplicá-las em seu buffet. Mas procure diferenciar-se deles.

Afinal, a ideia não é ser uma cópia dos seus concorrentes, mas sim uma versão melhor deles.

3) Ofereça um bom atendimento

Um cliente satisfeito com os seus serviços é o melhor vendedor seu buffet pode ter. Ele vai promover seus serviços para amigos e familiares, além de atrair mais pessoas para sua empresa.

E a melhor parte é que isso não vai te custar nenhum dinheiro! Sabendo disso, já sabe o que fazer né?

Invista no pós-venda. Garanta a satisfação do seu cliente por meio de um atendimento eficiente.

E esta postura deve adotada com todos os clientes. Desde aqueles que já tem uma boa relação, como aqueles que ainda não contrataram seus serviços.

Isso porque, quando uma pessoa busca um buffet para contratar os serviços, é normal que ela visite diversos locais e faça comparações entre eles.

E, ao tomar a decisão por qual buffet contratar, além do custo e do cardápio, o cliente vai analisar o atendimento e a qualidade da atenção que recebeu durante as visitas nos buffets.

Por este motivo, ao atender seu cliente faça com que se sinta único. Você pode fazer isso de várias maneiras.

Você pode, por exemplo, oferecendo um cafezinho durante a sua visita no buffet ou a degustação prévia de alguns itens do seu cardápio.

O importante é ter em mente que um bom atendimento é imprescindível para motivar o cliente a escolher os seus serviços.

Sabendo dessa importância, é essencial que você capacite sua equipe de vendas, além de mantê-la motivada.

Veja algumas características que devem ser cultivadas em seus vendedores:

  • Ter entusiasmo em vender;
  • Possuir uma boa apresentação pessoal;
  • Ser persistente;
  • Possuir boa memória;
  • Ter tato;
  • Vestir a camisa da empresa.

4) Faça promoções e ofertas

Você pode aumentar as vendas do seu buffet por meio de promoções. Se bem elaboradas, elas vão atrair novos clientes e fidelizar os atuais.

Para ter sucesso nas vendas dos serviços do seu buffet, as promoções devem dar ao consumidor um benefício.

Porém, elas não devem durar muito tempo, caso contrário o benefício adicional pode acabar se juntando ao serviço, reduzindo o impacto e os resultados da ação promocional.

Para ajudar a aumentar as vendas do seu buffet segue algumas dicas para criar uma promoção de sucesso:

  • Ofereça vantagens para incentivar seus clientes a trazerem amigos para seu buffet;
  • Na compra de um determinado serviço, ofereça um brinde ao cliente;
  • Cadastre seus clientes e informe-os de suas promoções;
  • Você pode oferecer cartão fidelidade, descontos ou pacote de produtos (2 por 1);
  • A promoção de descontos nunca deve ser muito extensa ou freqüente para não cair em descrédito;
  • Ofereça algo grátis somente se o cliente tiver a certeza de que realmente está ganhando algo que não está pagando do outro lado;
  • Após se decidir por qual promoção realizar, o próximo passo é divulgá-la. Toda promoção deve ser comunicada ao público-alvo.

Para isso, você pode usar as redes sociais, como o Facebook ou o Instagram. E antes do lançamento da promoção, não se esqueça de criar uma forma de mensurar os resultados.

Estas informações serão valiosas para analisar o sucesso da promoção e para ajudar nas tomadas de decisões no futuro.

5) Faça bom uso das redes sociais

As redes sociais, se bem usadas, são ótimas ferramentas para divulgar as promoções do seu buffet e os seus serviços.

Você pode usar o Facebook ou o Instagram como vitrine dos seus serviços, compartilhando fotos e vídeos dos eventos realizados pelo seu buffet.

Além disso, você pode publicar conteúdos de interesse do seu público-alvo, como dicas para organizar eventos, sugestões de decoração para festas ou receitas para diversos tipos de celebrações.

Outra dica é participar de grupos no Facebook que tenham como tema principal festas e eventos.

Porém, o mais importante é usar as redes sociais de forma estratégica. Para isso, contrate um profissional e invista em ações que visam fortalecer sua marca.

Além das dicas anteriores, existem algumas ações que podem te ajudar a alavancar as suas vendas e a fortalecer a sua marca. Confira:

  • Segurança sempre em primeiro lugar;
  • Não prometa o que não pode cumprir;
  • Tenha um canal de comunicação;
  • Siga o Código de Defesa do Consumidor;
  • Cuide do visual do seu buffet;
  • Faça parceria com fornecedores;
  • Tenha uma boa prática de remuneração de vendas aos funcionários;
  • Peça feedback aos clientes por meio da pesquisa de satisfação.

Gostou das dicas ou ficou alguma duvida? Deixe sua pergunta ou opinião nos comentários. E não deixe de nos seguir Facebook e no Instagram para não perder nenhuma novidade.

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