Plano de Negócios: saiba a importância para a sua empresa

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Um Plano de Negócios é a base para qualquer empreendimento, independente do setor de serviços. Apesar disso, você deve se lembrar de micro e pequenas empresas que foram à falência em pouco tempo por não apostarem em um planejamento estratégico. Não é mesmo?

Estar preparado para um novo negócio significa pesquisar o setor e segmento de atuação; obter dados e fazer análises sobre a rede de relacionamentos que a empresa terá para se sustentar e conquistar espaço entre a concorrência. Caso contrário, o negócio começará prejudicado.

Portanto, para que você não corra riscos, é importante se preparar e consolidar a confiança para que a sua organização tenha grandes chances de ser um sucesso. Inclusive, existem várias maneiras de fazer isso, e uma das principais é realizar um Plano de Negócios.

O que é Plano de Negócios?

O Plano de Negócios é uma ferramenta de projeção que ajuda o empreendedor a estruturar um plano de trabalho para executar o projeto de criação de um novo e sonhado negócio.

De acordo com o consultor de negócios Luis Eduardo Marana Zogaib, especializado em novos negócios, o plano é importante na medida em que faz o empreendedor compilar e organizar todo o fluxo de informações que é gerado a partir do momento em que decide criar um negócio.

“A organização das informações permite criar uma visão mais abrangente e profunda do mercado de atuação, da empresa a ser criada e dos produtos a serem ofertados ao público-alvo”, explica Zogaib.

Além disso, o plano de negócios auxilia o empresário uma vez que que permite uma compreensão profunda das oportunidades de mercado que, por sua vez, facilita a estruturação de um modelo de negócios mais efetivo, que explore as possibilidades de mercado e gere valor agregado para o empresário.

Luis Zogaib ainda esclarece que um dos maiores benefícios desta ferramenta é a evolução da visão de negócios. O empresário passa a ter conhecimento de mais variáveis que possam impactar seu empreendimento e, então, desenvolve uma visão mais madura e realista das oportunidades de mercado.

Agora que você já sabe a importância de um Plano de Negócios, é importante ressaltar que tal planejamento deve ser arquitetado antes mesmo da abertura da empresa. Segundo o consultor de negócios, isso ajuda a empresa a seguir o caminho correto, evitando erros que podem consumir dois dos seus recursos mais valiosos no início do ciclo de vida: “tempo e dinheiro”.

Entretanto, nada impede que uma empresa, como uma nova casa de eventos, faça um Plano de Negócios após a criação da sua marca. Zogaib conta que existem muitas empresas que começaram sem grandes pretensões e, posteriormente, “precisaram definir um plano de negócios para atrair investidores para se tornarem sistemas de franquias”.

Desta forma, é possível visualizar o quão benéfico é o plano estratégico para uma empresa. “É uma ferramenta que deve ser encarada como uma bússola, ou seja, como algo dinâmico que estabelece um norte a ser seguido, uma vez que o mercado muda bastante ao longo do tempo”, expõe o especialista.

Neste sentido, também é importante ressaltar que o Plano de Negócios deve ser revisado periodicamente com a finalidade de realizar uma releitura do mercado e adequar a empresa em relação as mudanças e contingências específicas que ocorrem no mercado.

Buffets   

Ao abordar o mercado de buffets, nos deparamos com um ambiente no qual o grau de concorrência varia de acordo com a cidade, com o potencial de mercado de cada localidade e, principalmente, com o tipo de público-alvo.

Apesar disso, o Plano de Negócios permite que quaisquer empresários conheçam, em maior grau de profundidade, o mercado; aprimorem o seu modelo de negócios; identifiquem suas fontes de receitas, custos e despesas; e avaliem qual o melhor posicionamento de mercado a ser adotado frente a concorrência.

Sendo assim, Luis Eduardo explica que o novo dono de buffet precisa entender que o sucesso, atualmente, é resultado de uma multiplicidade de fatores e que um planejamento bem elaborado ajuda a pressentir desafios e superar etapas com mais facilidade.

Outra dúvida comum entre os empresários está relacionada a abrangência de um Plano de Negócios. O planejamento estratégico, segundo o especialista, é multidisciplinar por natureza e, desta forma, está estruturado a contemplar todos os aspectos de um negócio.

Em outras palavras, o Plano de Negócios pode ser visto como a consolidação de vários planos, como:

  • Plano de marketing: cuida da estruturação da oferta e da divulgação;
  • Plano de recursos humanos: cuida da estruturação da equipe;
  • Plano de gestão de operações: cuida da operacionalização do negócio;
  • Plano financeiro: cuida da administração dos recursos financeiros;
  • Entre outros.

Marketing

O plano de marketing, bem como o digital, é a principal parte do Plano de Negócios. Para a sua elaboração é preciso conduzir um estudo detalhado de mercado e, algumas das informações e descobertas geradas nesta fase, tornam-se matéria prima de insights criativos para melhorar o modelo de negócios e criar ofertas diferenciadas de mercado.

O marketing também é muito importante para o sucesso de qualquer buffet. Afinal, não é viável ter uma empresa com uma oferta competitiva se as pessoas não forem comunicadas de forma efetiva sobre a oferta. Portanto, estamos falando de uma ferramenta capaz de criar um cronograma anual de ações de marketing.

Segundo Zogaib, o empresário que se organiza pode maximizar o retorno sobre os investimentos em campanhas de divulgação e, até mesmo, evitar custos desnecessários com ações desesperadas de última hora, principalmente em datas comemorativas, quando falta planejamento.

Por onde começar?

Para Luis Zogaib, apesar de ser possível começar um planejamento sozinho, por meio de aplicativos inteligentes, o ideal é que o empreendedor busque o auxílio de um profissional de mercado, preferencialmente com bastante experiência: “Afinal, é um investimento ínfimo, ainda mais se comparado ao investimento total em um buffet”.

Um profissional é capaz de oferecer assessoria em dois sentidos. Em primeiro lugar, traz uma visão de negócios imparcial que, diferentemente de outros empreendedores, consiste em uma visão mais racional e que não está focada em uma determinada ideia de negócio.

O segundo ponto é que a experiência na elaboração de Planos de Negócios, aliada a vivência empresarial, permite criar o projeto de forma mais abrangente e profunda. Simultaneamente, ocorre a velocidade de execução com maiores chances de exatidão, o que pode evitar gastos e, ainda, gerar enormes ganhos financeiros.

Portanto, se você tem uma empresa nova ou pretende empreender, não deixe de buscar consultoria especializada para garantir o sucesso da sua marca. Em caso de dúvidas sobre o Plano de Negócios, é possível entrar em contato com o especialista Luiz Zogaib pelo e-mail: [email protected].

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