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Atualmente, o Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube são ferramentas importantíssimas para divulgar negócios e lucrar por meio de anúncios, publicações e propagandas, com enfoque no engajamento.

E é claro que, para promover buffets e casas de eventos não seria diferente. Mas é importante saber como atuar nesta área digital para conquistar o sucesso esperado, além de, claro, encontrar o seu público-alvo. 

Para entender mais sobre esse universo das redes sociais, a Oni conversou com a analista de marketing Ana Borba. 

Pegue seu bloco de notas e vem conferir as dicas da Ana para ficar por dentro de todas as etapas!

1) Saiba como usar as redes sociais a seu favor

A cada ano que passa as pessoas estão mais conectadas e encontram mais facilidade para consumir diversos conteúdos a qualquer momento e em qualquer lugar.

Hoje, as mídias sociais se apresentam como um dos principais meios de comunicação. Porém, para conseguir sucesso e conquistar novos clientes, é preciso entender como usar as redes sociais.

“Não é só postar foto e vídeos sem estratégia. O buffet precisa oferecer conteúdos de valor para ter engajamento com as pessoas”, afirma a especialista em marketing.

Para isso, Ana destaca que o primeiro passo para o sucesso é localizar seu público e, então, montar uma estratégia de Marketing Digital.

2) Ainda não criou uma conta nas redes sociais? Crie já!

Se o empresário ainda não tem uma página no Facebook ou no Instagram, está na hora de criar. 

Afinal, são as redes sociais mais usadas por empresas que atuam no setor de festas para divulgar seus produtos e serviços. 

Para começar, a especialista em marketing Ana dá algumas dicas:

  • Pense e crie uma identidade visual, algo que combine com a sua empresa;
  • Defina a linguagem que será usada na comunicação com o público-alvo;
  • Tenha uma boa interação com o público, ou seja, use memes, enquetes e sorteios para movimentar a página, além de reunir depoimentos de pessoas que já conheceram o buffet, tendo assim, um feedback positivo. Marcações de clientes em postagens como fotos e vídeos, sobre o buffet, também são mega válidas;
  • Produza conteúdos atrativos para seu público;
  • Preste atenção nas avaliações sobre seu negócio;
  • Publique fotos e vídeos de alta qualidade;
  • Utilize hashtags;
  • Não se esqueça de usar os stories. Eles são os mais vistos pelos usuários das redes sociais.

3) Entenda o quanto é necessário investir

Estratégias voltadas para a promoção de empresas na internet têm se tornado algo cada vez mais essencial para negócios que desejam atrair mais clientes e, consequentemente, lucrar com as vendas.

Segundo a analista de marketing, “o primeiro passo é definir qual é o seu objetivo com o Marketing Digital para, então, poder desenvolver um bom plano e entender o quanto é necessário investir”. 

Caso você já tenha um investimento definido, veja abaixo o passo a passo para investir no Facebook Ads:

1) Crie uma conta de negócios para a sua empresa

2) Escolha seu objetivo

3) Configure seu anúncio

4) Defina sua audiência

5) Escolha onde veicular o anúncio

6) Personalize seu anúncio

7) Publique seu anúncio

8) Mensure e gerencie o anúncio

4) Teste e veja qual a melhor rede social para o seu negócio

“Nem todas as redes sociais são adequadas para todos os segmentos de negócios e para todas as metas e objetivos definidos”, explica a jovem profissional.

Ainda de acordo com Ana Borba, se você é um artesão, ou tem empresa de roupas, de bijuterias ou de eventos, o Pinterest e o Instagram são boas opções.

Já se sua empresa for da área de TI, ou uma startup, o Twitter pode ser uma boa opção.

Agora, se você é um produtor de mel, por exemplo, por que não fazer vídeos de receitas com mel e colocar no YouTube?

Por fim, se a sua empresa atende outras áreas, foque no LinkedIn.

“Cada segmento deve ser testado para ver qual a melhor rede que se adequa ao seu público-alvo”, conclui Ana.

5) Tenha alguém para administrar suas contas na internet

Você tem três opções para gerenciar suas redes sociais: 

➔ Contratar um consultor;

➔ Internalizar o processo com profissionais na equipe;

➔ Contratar uma agência especializada em redes sociais.

A escolha depende do tamanho do seu negócio, do orçamento e do volume de atividades que você deseja ter.

“No caso do consultor e da agência, a definição do valor começa no esforço inicial. Agora, se você ainda não tem um público expressivo nas redes, esse início é mais difícil e, por este motivo, a pessoa vai acabar gastando mais tempo, sem contar o investimento em anúncios”, diz a profissional de marketing.

Depois disso, para manter o crescimento, é preciso fazer um planejamento e construir o conteúdo que será postado. 

As ferramentas utilizadas variam de acordo com o profissional. Muitas vezes, você vai precisar solicitar peças gráficas de um designer, por exemplo.

Já o colaborador, passa a acompanhar mais de perto o dia a dia das redes. É bom especialmente para a necessidade de muitas publicações. 

Mesmo assim, você vai precisar avaliar se o conteúdo será produzido por mais um profissional contratado ou por autônomos.

6) Tenha uma página em cada rede social

É legal ter pelo menos uma página em cada rede social, porém, o Facebook e o Instagram são as redes sociais mais usadas por empresas de buffet para divulgar seus produtos e serviços. 

Por isso, como empreendedor no segmento de festa, seu diferencial deve ser o foco e a quantidade de conteúdo veiculados nessas redes.

7) Dica da Ana para empresários de buffets

Sem uma estratégia bem definida, a sua empresa terá um perfil nas redes sociais, mas não saberá o que fazer com ele.

Muitas empresas acabam não enxergando o real benefício de investir no gerenciamento de redes sociais e podem desanimar. É muito importante definir qual o objetivo de estar presente nas mídias sociais. 

“O essencial é que apenas um objetivo seja o carro chefe da sua estratégia – para ter foco – e que o objetivo esteja atrelado com o momento da sua empresa”, conta Ana Borba.

Além disso, o mais importante: essa estratégia pode, e deve, variar conforme o tempo. 

Se você constatar que sua empresa chegou ao seu objetivo, e que a divulgação da marca não é mais tão importante, o próximo passo pode ser começar a focar em vendas.

Após fazer tudo isso, a única forma de você medir se o gerenciamento de redes sociais de sua empresa está sendo bem feito, ou não, é analisando os seus resultados. 

Para isso, você precisa definir quais métricas são importantes dentro da sua estratégia. 

Prontinho, finalizado mas um passo a passo da Oni com um profissional para te ajudar a ganhar mais espaço para o seu negócio!

Giovanna Giuga

About Giovanna Giuga

Graduanda em jornalismo pela PUC-Campinas, atualmente no 3º ano. A poucos passos para o fim da faculdade, segue comunicativa e em busca de boas histórias.

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