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O setor de eventos foi um dos mais afetados pela pandemia de Covid-19. Muitas pessoas que tinham festas marcadas durante o ano logo souberam que não haveria outra data próxima para remarcar e, então, tudo virou uma bola de neve. 

E hoje, a Oni vai contar um pouco sobre como a empreendedora e fundadora do canal ‘Me Poupe!’, Nathalia Arcuri, ajudou Cláudia Loredo, dona do buffet Little Frogs, a se reerguer depois de sete meses parada. 

Cláudia é uma profissional da área de eventos há 20 anos, que atua em Jundiaí (SP), e que estava completamente desesperada já que, há meses, não conseguia lucrar com seu negócio. Foi nessa hora que a consultoria de Nathalia caiu como uma luva!

Assim como Cláudia, vários autônomos sofreram e ainda estão sofrendo com os efeitos da pandemia nos negócios. Porém, deixe o desespero de lado e venha conferir três passos importantíssimos para alavancar suas vendas novamente.

De acordo com a fundadora do ‘Me Poupe!’: “O negócio sempre está diretamente ligado à emoção das pessoas, então, qual sonho você está suprindo? Qual é o maior objetivo daquele evento? O que você entrega, no fim das contas, para os pais que buscam a festa de aniversário perfeita para seus filhos?”. 

É claro que, com a pandemia, fomos obrigados a nos desprender do que já sabíamos e fazíamos, a vida inteira, para inovar e buscar criatividade. “Então, para que nosso negócio não afunde, a gente precisa entender quais limitações nós temos e superar essas limitações”, afirma Nathalia Arcuri.  

No caso de Cláudia, por ter um familiar acamado, ela não podia e, ainda não pode, seguir seu trabalho presencial para não correr riscos durante as festas das crianças. Mas, pelo comodismo de 20 anos trabalhando em buffets e também pelo medo do desconhecido, Claúdia acabou não enfrentando uma nova forma de trabalho, como as festas delivery, por exemplo. 

“Quando você entende que o sonho do seu cliente é o registro de um momento, ou seja, é a festa, o parabéns, as pessoas queridas reunidas e o sorriso nos rostos, você adequa a realidade ao que o cliente precisa”, explica a empreendedora.

Então, o pensamento deve ser: qual experiência nova do Little Frogs deveria estar sendo oferecida para as pessoas?

Afinal, apesar de estarmos vivenciando uma pandemia, onde o distanciamento social é mais do que necessário, as pessoas não deixaram de desejar comemorações. Aliás, o que é melhor do que conseguir uma comemoração completa, de qualidade, e sem ter que sair de casa? 

Nathalia reforça que um aprendizado muito importante que devemos levar dessa pandemia, é a tal reinvenção. Talvez, a partir de agora, donos de buffets precisem ser mais vendedores, do que apenas donos de buffets.

Cativar o cliente, contar uma história e fazer ele entender o porquê é tão importante que ele esteja com você, vai ser mais importante e significativo do que o atendimento e os brinquedos, entre outras questões.

Pense no que o seu buffet tem de especial, já que a concorrência está atrás da porta e, muitas vezes, cobrando menos. Oferecer apenas um bom atendimento não vai render contratantes, mas sim, a sua especialidade, o que você vai vender do seu negócio para que os olhos dos clientes brilhem e eles escolham o seu serviço.

Segundo Nathalia: “Foque no discurso de vendedor e pense que você não deve agradar somente os clientes daquele momento que pagaram a festa, mas também, todas as outras crianças e pais convidados que podem procurar o seu buffet para também realizar uma festa”.

Então, você, dono de buffet, a cada festa realizada, prepara uma lista com os nomes de todas as crianças convidadas, com suas datas de aniversário e telefone? Não?! Pois então, comece a registrar estes dados. Isso é de extrema importância para que você possa ligar com antecedência para cada pai e mãe, vendendo seu trabalho. 

Atenção às dicas da Nathalia Arcuri:

1ª Tarefa: Aumentar a prospecção, ou seja, a cartela de clientes. Pense o seguinte: em quantos clientes eu preciso chegar para fechar uma festa?

Então, aproveite a sua experiência de mercado e entre em contato com o maior número de pessoas possível para comentar sobre o aniversário dos filhos e conversar sobre como realizar o sonho da criança, para que a data não passe em branco.

Informe também, claro, sobre todas as medidas de segurança que o buffet está tomando para uma retomada segura. Você pode, inclusive, registrar momentos das primeiras festas, com todos os cuidados sendo feitos, para enviar à outros pais. Divulgue a reabertura nas redes sociais e em todos os canais possíveis para mostrar que a segurança está sendo priorizada.

2ª Tarefa: Melhore o discurso de vendas e entenda o que é mais importante para aquele cliente. O foco inicial é conseguir fechar várias festas no seu buffet, a partir do bom discurso do vendedor.

Porém, como sabemos da atual situação econômica do país, por que não oferecer uma festa conjunta? Converse com pais que tenham filhos com datas de aniversário próximas e tente negociar uma festa para três amiguinhos.

É normal que as pessoas queiram reunir famílias nas festas infantis, mas, o principal foco no momento, é que a criança aniversariante aproveite o espaço e os amiguinhos na hora da diversão.

Lembre-se também que cada cliente é diferente. Um pode se apegar mais ao atendimento, outro pode se agarrar mais na estrutura da festa e decoração e, outro, pode exigir alguma atração específica na festa. Por esta razão, prestar atenção nos desejos emocionais dos clientes é tão importante. 

3ª Tarefa: Aproveite este momento de reabertura para fechar o ano no azul. Então, o foco aqui é rechear o caixa com promoções.

Ou seja, talvez você precise abaixar um pouco os preços para animar as pessoas a voltarem, usando a sua parte ativa de vendedor e vendedora. Atenção: Traga pessoas e ofereça vantagens à elas. Convença-as de que o seu buffet é o melhor para aquele momento especial de comemoração.

Prontinho, feito isso, o resto é com você! Foque na sua experiência dentro do setor de eventos e não desanime.

Para mais informações, acesse o Instagram da Nathalia em @nathaliaarcuri e, claro, não deixe de conferir os post da Oni, eles te ajudam a conseguir ainda mais sucesso para seu negócio.

 

Giovanna Giuga

About Giovanna Giuga

Graduanda em jornalismo pela PUC-Campinas, atualmente no 3º ano. A poucos passos para o fim da faculdade, segue comunicativa e em busca de boas histórias.

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