Tempo de leitura 4 minutos

Com diversos estabelecimentos voltando à ativa, neste cenário de pós-pandemia, é de extrema importância que pensemos em como bombar nosso negócio, sem deixar de garantir que toda segurança necessária seja feita.

E é claro que com os buffets não seria diferente!

Porém, para voltar com a agenda e o cronograma de eventos, é preciso que a casa de festas tenha em mãos o controle de convidados. Não só pela segurança mas também pela organização.

Afinal, não é a festa que precisa de freios mas sim a disseminação da Covid-19. 

Porém, é claro que fica chato e perigoso se os convidados precisarem formar filas para entrar no buffet, né? E a Oni, definitivamente, não quer que isso aconteça! 

Por isso, este post vai te ensinar sobre a praticidade de um controle digital na porta do seu buffet. 

E para nos ajudar no controle dos convidados, a Oni, além de trazer uma super dica que auxilia na retomada de festas, também conversou com duas especialistas: a cerimonialista e assessora de eventos Malu Pan e a nutricionista, e especialista em Segurança de Alimentos, Adriana Pontes Errero.

Elas vão nos ajudar com visões estratégicas e seguras contra o novo coronavírus para seguir com a festa.

Então se acalme, e vem conferir as dicas!

Controle de convidados

Na fase verde do Plano São Paulo de flexibilização da quarentena, é autorizada a permanência de pessoas em um buffet em até 60% da capacidade total do local.

A partir dessa informação, tanto o cliente, como a casa de festas, devem se organizar para controlar o número de convidados para a festa.

Segundo Adriana Errero, o controle é importante por alguns motivos que acabam sendo esquecidos pela população.

Capacidade limitada

O primeiro é o fato de que 60% da capacidade de pessoas dentro do buffet inclui não só os convidados, mas também a equipe que estará trabalhando no dia do evento.

Então, se em um espaço cabem 300 pessoas poderão estar presentes na festa 180 pessoas, entre convidados e funcionários. Não se esqueça!

Sinalização de distanciamento

A segunda questão é a marcação no piso que antecede a entrada no buffet. Deve haver distanciamento de 1,5 entre as marcações e, consequentemente, entre os convidados se, por acaso, formarem uma fila. 

Por fim, é também de extrema relevância que “o controle dos convidados seja rígido para que o buffet não desrespeite os critérios de segurança das autoridades e vigilâncias sanitárias e epidemiológicas locais”, diz a nutricionista.

Equipe preparada

Bom, já vimos que a preocupação com a segurança de todos é o mais importante, mas, agora, como devemos administrar e agilizar o controle de convidados?

Pois bem, esse controle deve ser feito de maneira rápida e precisa, sem que haja aglomeração.

Para isso, a equipe de cerimonialistas deve estar pronta e equipada com os EPI’s necessários, como máscara de proteção, luvas e álcool em gel 70%, atrás de balcões, na entrada principal do local, com computadores para que a checagem do nome na lista seja feita.

Ferramenta digital

Atualmente, e ainda mais durante este ano atípico de pandemia, as pessoas se relacionaram constantemente por meio das redes sociais e usufruíram de toda e qualquer ferramenta tecnológica para permanecerem ativas no mercado.

E claro não podemos esquecer de que o uso da tecnologia no seu buffet, como um controle digital de portaria, melhora a organização do seu negócio, e ainda agiliza a entrada dos convidados na festa, sem que haja muvuca. 

Pense o seguinte: as pessoas buscam praticidade e qualidade quando contratam o serviço de um buffet.

Então, imagine a tragédia que aconteceria se o seu cliente se deparasse com uma fila de convidados na porta reclamando, ainda mais em tempos de pandemia!?

Por isso, a Oni tem algumas dicas que acabam com esse problema.

  1. É ideal que o cerimonialista da festa tenha um cadastro simples e rápido de cada convidado, como nome completo e idade, para somente liberá-los quando chegarem ao buffet;
  2. Delete as listas de convidados em papel. O papel pode se perder, rasgar, sujar, ou, até mesmo, acabar apagando alguns nomes com o tempo;
  3. Treine o funcionário que vai ficar na portaria, prezando pela agilidade.

Com essa transformação digital, você pode, além de melhorar o atendimento inicial do seu buffet, também ficar por dentro de quantas pessoas convidadas já chegaram para a sua festa. 

Para saber mais e conseguir mais eficiência nos seus serviços, acesse a nossa plataforma de gestão de buffet: a Oniplataforma. Solicite agora uma demonstração.

Confirmação de convidados

Além dessas importantes colocações, a cerimonialista Malu Pan, também traz dicas fáceis que garantem a segurança de todos os envolvidos em uma festa.

De acordo com a assessora de eventos “a partir do momento em que o cerimonial do buffet recebe a lista de convidados, ele deve, além de checar a quantidade permitida, fazer a confirmação passiva e ativa para confirmar a presença ou ausência de pessoas na festa”.

A confirmação passiva acontece quando os convidados ligam para a equipe do buffet para esclarecer dúvidas e demais questões. Já a ativa ocorre quando a equipe do evento entra em contato com os convidados.

Feito isso, a lista prontinha já estará registrada nos computadores do buffet e no dia do evento só entrarão pessoas que possuírem a confirmação. 

Se por acaso houver pessoas que não estão na lista, infelizmente, não vão poder entrar na festa.

Ainda segundo Malu, o dono da festa que optar por um sistema diferenciado de distanciamento poderá pensar em um serviço de valet, ou seja, com manobristas.

Este serviço permite que os convidados permaneçam em seus carros e, à medida que um grupo é liberado para entrar na festa, os demais vão saindo do carro e se direcionando até o balcão de entrada.

Além disso, é válido lembrar que, em qualquer ocasião, é importante que haja uma pessoa na porta do espaço responsável por aferir a temperatura de quem chega, além de também checar se o convidado está de máscara e passando álcool em gel. 

Inclusive, “clientes já estão utilizando, nas festas, porta-máscaras e mini frascos de álcool em gel para serem distribuídos aos convidados no início da festa”, afirmou a especialista do setor de festas. 

Agora que você já está por dentro das dicas de como realizar o controle dos convidados de uma festa com cuidado, aproveite a tecnologia para te ajudar!

Registre todos os gastos e afazeres do seu buffet em planilhas online e, claro, vem explorar as opções que a Oni tem para transformar ainda mais o seu negócio!

Quer investir? Invista na Oni!

Giovanna Giuga

About Giovanna Giuga

Graduanda em jornalismo pela PUC-Campinas, atualmente no 3º ano. A poucos passos para o fim da faculdade, segue comunicativa e em busca de boas histórias.

Leave a Reply